quarta-feira, 18 de março de 2020

A Rota das Peles Vikings Rus Pais da Rússia



RIQUEZA MUÇULMANA. CRIAÇÃO DE NOVAS ROTAS COMERCIAIS:

A riqueza do mundo muçulmano impulsionou a criação de novas rotas comerciais. Havia demanda por novos produtos e havia dinheiro para comprá-los. As novas rotas estavam no norte, nas estepes, habitadas por tribos nômades (pechenegues, ghuzz, etc). Essa tribos possuíam grandes rebanhos, por esse motivo estavam sempre em movimento, estavam sempre em deslocamento, montando e desmontando acampamentos, sempre em busca de melhores pastos para seus animais (cavalos, cabras, etc)
O Império Islâmico adquiria esses novos produtos como o mel, a cera, o âmbar, etc. Mas o principal produto que vinha dessa nova rota comercial do norte era a Pele. Peles de animais (zibelina, vison, raposa, esquilo cinza, etc). Surgiu uma Rota de Peles, ligando as estepes do Norte ao rico mundo muçulmano no sul.
Tínhamos então nômades do norte (norte do Mar Negro, margens do Rio Volga e além) comerciavam produtos diversos com os ricos muçulmanos sedentários do sul.
Cidades mais próximas das estepes se aproveitaram desse comércio e enriqueceram. Exemplos: Merv (Ásia Central), Balkh (Afeganistão). 
Fora do mundo muçulmano acontecia o mesmo. Tribos mais bem localizadas, perto da riqueza do Mundo Muçulmano, enriqueciam. Isso acabou aumentando a rivalidade entre as tribos das estepes, que já competiam normalmente pelos melhores pastos, melhores fontes de água, etc.

"Isso estava fadado a produzir uma de duas reações: ou as tensões ficavam maiores, resultando em uma violenta fragmentação, ou haveria uma consolidação no interior e entre as tribos. A opção era lutar ou cooperar."
(página 131)

A riqueza do mundo muçulmano despertou a cobiça dos povos das estepes. No futuro essa cobiça iria se transformar em invasões, sob Gengis Khan e seus descendentes. A riqueza do mundo muçulmano (Pérsia, Mesopotâmia, Afeganistão, Egito, etc) estimulava a economia além de suas fronteiras, fazendo com que empreendedores fossem, por exemplo, atrás de peles no norte da Eurasia, criando assim novas rotas comerciais, criando riquezas, criando cidades espetaculares, fortalecendo as tribos das estepes mais empreendedoras. O problema é que essa mesma riqueza acabaria atraindo contra si a cobiça dessas mesmos tribos nômades, que com o passar do tempo não iriam se contentar em sua posição de meros intermediários, meros comerciantes de peles ou cavalos para os povos sedentários do mundo muçulmano.

"O surgimento de uma rota de peles nas estepes e nas faixas de florestas ao norte foi resultado direto de um surto de riqueza disponível nos séculos que se seguiram às grandes conquistas islâmicas nos séculos VII e VIII."
(página 130)

DE NÔMADES A SEDENTÁRIOS: OS CAZARES:

De momento, as estepes se acomodaram nessa condição de intermediários. Um exemplo disso era o grupo túrquico chamado Cazares (norte do Mar Negro e do Mar Cáspio). Os Cazares conseguiram unir em torno de si outras tripos, criando assim alguma estabilidade nas estepes.
Os cazares se tornaram importantes porque conseguiram obstar o avanço muçulmano. Esse feito serviu até para atrair a atenção de Constantinopla, que passou a ver nos Cazares uma opção de aliança contra os muçulmanos. Até casamentos foram celebrados entre a elite da casa governante de Cazaria com membros da família imperial bizantina. O crescimento dos Cazares levou a sua estratificação, com a criação de elites e ainda ajudou na atração de outras tribos, que viraram vassalas desse novo poder, pagando tributos à Casa governante de Cazaria. O líder Cazan, o Khagan, tinha 25 esposas, escolhidas cada uma delas de 25 tribos distintas, de forma a criar uma aliança dessas tribos com o Khagan. Antes nômades, os cazares e seus clientes, em razão da estabilidade conquistada e do comércio que exerciam, acabaram se tornando sedentários. Cidades foram construídas, uma delas às margens do Rio Volga, Atil. No início do século X o próprio líder Khagan se estabeleceu em Atil. 
Na sociedade dos Cazares havia muçulmanos, cristãos, pagãos (Deus Tengri) e judeus. Cristãos, judeus e muçulmanos desejavam atrair o povo Cazar para a sua fé. Constantinopla chegou a mandar uma delegação para tentar converter os Cazares para o seu Cristianismo, chefiada por Cirilo, que iria ficar conhecido por ser o criador do alfabeto eponimo (cirílico) para os eslavos.
No final, o líder dos Cazares escolheu o judaísmo para o seu povo.

OS ESCANDINAVOS (RUS) 

Não foi só as peles que vieram do norte. Do norte também vieram os Escandinavos, que eram chamados de "rus", em razão de serem remadores ou por causa da cor de seu cabelo). Os escandinavos ligaram o Mar Báltico, no norte, aos mares Negro e Cáspio, descendo pelos rios Volga, Dnieper, Oder, Neva, etc.

"Eles foram os país da Rússia."
(página 137)

Foi a riqueza muçulmana que atraiu os Vikings. Cidades foram criadas por eles, como por exemplo Novgorod. 

"Foi a atração pelo comércio e riquezas do mundo islâmico que estimulou de início (século IX) os vikings a partirem para a jornada rumo ao sul."
(página 137)

"Os Vikings estavam envolvidos no comércio de cera, âmbar e mel, assim como no de espadas refinadas, muito admiradas no mundo islâmico."
(página 138)

Mas a mais importante mercadoria despachada para o sul era formada por escravos. Para o norte, em forma de pagamento, iam tecidos e moedas de prata.

OBSERVAÇÃO:

As peles eram usadas como moeda de troca nas estepes. Elas eram trocadas por dinheiro ou por algum outro produto. 
"Peles de esquilo de dezoito anos valiam uma moeda de prata, enquanto uma pele inteira tinha o preço de um grande filão de magnífico pão, suficiente para sustentar um homem grande."
(página 130)

"ter um meio de troca era importante para sociedades que interagiam entre si mas não possuíam um tesouro central capaz de supervisionar a cunhagem de moedas em larga escala."
(página 130)

Anotações extraídas da leitura do Livro O CORAÇÃO DO MUNDO, Uma nova história universal a partir da Rota da Seda: O encontro do oriente com o ocidente, de Peter Frankopan, Editora Crítica.

Nenhum comentário: