domingo, 29 de março de 2020

1917 O Ano que Mudou o Mundo Janeiro e Fevereiro Guerra Submarina Revolução Mexicana À terceira vez é de vez Soldados condenados à Morte quando desertavam pela terceira vez


JANEIRO DE 1917:

▶Áustria passou rapidamente do delírio de guerra para o desejo de paz

▶Houve uma tentativa de encerrar o conflito. Negociações de Paz entabuladas em Neuchatel (Suíça). Em junho, são abandonadas.

▶Guerra Submarina. Em 31 de janeiro de 1917, Bethmann Hollweg, chefe de governo alemão, anuncia a guerra submarina. U-BOOTS. O "u" era de Unterwasser. Barcos submarinos. Em setembro de 1914, um desses afunda o navio britânico Pathfinder.
Em 7 de maio de 1915, barco submarino alemão afunda o navio Lusitânia. 129 americanos mortos. Os alemães perdiam a guerra da propaganda.
O exército alemão dominou a política. Hindenburg era visto como um Deus. Ludendorf era o Profeta. A Imprensa alemã era anexionista, vendo na guerra uma possibilidade da Alemanha aumentar o seu território. Havia uma soma: Direita Nacionalista + Exército + Interesses Econômicos = Defesa da Guerra.

▶1917 foi o ano do cansaço e da revolta. A guerra tinha começado em 1914. Caminhava-se para 3 anos de carnificina, sem que se visse uma saída. O entusiasmo dos voluntários desaparece.

▶Rompe-se a interdição moral de se fazer greve em tempo de guerra. Havia greves em Paris, na Itália

FEVEREIRO DE 1917:

"...alguns, culpados ou não, sejam condenados à morte" 
(página 47)
O ano de 1917 foi um ano de cansaço. Para manter a disciplina no Exército, era preciso agir com severidade, condenando-se à morte, fossem os soldados inocentes ou culpados. Assim ficariam com medo e passariam a obedecer cegamente as ordens que vinha de seus superiores.
Ao agravamento das condições do conflito no front corresponde, porém, não uma tentativa para melhorar a vida dos soldados, mas um agravamento da situação jurídica-política dos combatentes.
"à terceira vez é de vez." - mote 
(página 48)
Traduzindo o mote: Condenar à morte aqueles que desertam pela terceira vez (third strike - termo do Beisebol)
"Na realidade, a lei sobre a recidiva chamada third strike , aprovada em referendo popular, vem de uma regra do Beisebol, third strike and you are out (ao terceiro strike estás fora)."
(página 48)
O Governo Italiano, em 4 de fevereiro, criou um decreto que alargava a possibilidade de condenar à morte os soldados que desertavam pela terceira vez. À terceira vez é de vez.

▶A guerra, mãe de dor, geradora de miséria, sofrimento e luto, também produz riqueza. Havia os Tubarões da Guerra, os capitalistas que tinham aumentado seus lucros graças à Guerra.

▶Gramsci via na Grande Guerra, que depois seria denominada de 1º Guerra Mundial, uma oportunidade para "sacudir como um golpe de vento os indiferentes."
(página 51)

▶Lênin dizia que o Imperialismo era a fase superior do Capitalismo
Soviete: Forma organizadora do Estado Proletário.
Parlamento: Forma organizadora do Estado Burguês

▶Constituição Mexicana de 1917: Foi a primeira do mundo a reconhecer as garantias sociais e os direitos dos trabalhadores. 
"No sul do continente americano, encontramos o México mergulhado numa revolução que dura desde 1910, com vicissitudes alternadas e protagonistas em conflito: um processo, em suma, conturbado e moroso, que deve ter em conta também a intervenção externa por parte dos EUA, convencidos, já então, de poderem e deverem intervir - pela moral suasion, com pressões econômicas e com recursos às armas - no quintal de casas latino-americanas. A revolução mexicana, na década de 1910-1920, custará, feitas as contas, mais de um milhão de mortos. Entre 1917 e 1920, desenrola-se a sua quarta e derradeira fase, caracterizado por um programa robustamente reformador, que nas décadas seguintes será aplicado e pouco a pouco abandonado ou corrompido. Este programa tem início em fevereiro de 1917, com a aprovação de uma Constituição de enorme relevância....a primeira do mundo a reconhecer as garantias sociais e os direitos dos trabalhadores, incluindo os direitos sindicais ( a começar pela liberdade de greve),.."
(página 55)


ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO "1917, O ANO QUE MUDOU O MUNDO", ANGELO D' ORSI, EDITORA BERTRAND EDITORA, páginas 37/59

Nenhum comentário: