segunda-feira, 10 de junho de 2019

Pecado Original Agostinho Massa Damnata



Agostinho de Hipona associava o desejo sexual com o cometimento de pecados. Segundo ele, haveria uma relação natural e inevitável entre o desejo sexual e o cometimento de pecados.
Antes disso, no século II d.C., Tertuliano de Cartago cunhou a expressão PECADO ORIGINAL, dizendo que ele era o primeiro pecado praticado, ainda no Jardim do Éden.
Agostinho se apropriou dessa ideia do Pecado Original, dizendo que a Luxúria seria um veículo para se chegar nele. Agostinho dizia que o nascimento de qualquer pessoa estava ligado ao Pecado Original, pois qualquer processo de concepção de um ser não pode ser feita sem a presença da Luxúria.
Para Agostinho, Adão e Eva poderiam ter feito sexo sem luxúria, mas escolheram fazê-lo com lascívia. Adão e Eva, com efeito, como seres humanos que são, só são livres para pecar.
Para Agostinha, Deus é bom, mas todos nós nascemos maus. Somos frutos de um Pecado Original. 
Mesmo que você faça o bem, o fará pela Graça de Deus. Todas as demais pessoas são uma MASSA DAMNATA (Massa de Condenados).
Deus, à sua maneira inescrutável, escolherá um pequeno grupo de pessoas para ser salvo. 
Para Agostinho, a justificativa para a existência da Escravidão poderia ser erigida sobre a concepção segundo a qual há nesse mundo pessoas boas e pessoas más. As boas poderiam escravizar as pessoas pecadoras.
Agostinho extraía a sua autoridade de Deus, de forma que muito do que escrevia por vezes poderia contrariar a Bíblia sem que com isso se visse repreendido ou contestado. 
Santo Agostinho foi influenciado por uma Seita Cristã denominada MANIQUEUS.
Os Maniqueus viam o Mundo como uma luta entre a Escuridão e a Luz. A alma seria uma partícula de luz aprisionada pelo mundo físico, pelo corpo, daí o desprezo dessa seita pelos desejos físicos, pelo sexo.
O desejo sexual era apenas mais um estímulo externo que fazia com que o ser humano, cego pelo desejo carnal, virasse as costas para Deus, afastando-se dele. 

ANOTAÇÕES extraídas do Livro CASOS FILOSÓFICOS, de Martin Cohen, Editora Civilização Brasileira, páginas 96/100

Nenhum comentário: