sábado, 15 de junho de 2019

Gengis Khan Temujin Nascimento Família Hunos Burkhan Khaldun


Nascimento:
Temujin, que viria a se tornar Gengis Khan, nasceu em 1162, nas proximidades da Montanha Burkhan Khaldun, próximo ao rio onon, onde hoje se localiza a atual Mongólia.
Família (pai e mãe):
Temujin era filho de Hoelun, da tribo Merkid, que tinha sido raptada por aquele que viria se tornar o seu pai, Yesugei. 
Yesugei era oriundo de um grupo pequeno que um dia seria conhecido como os mongóis, mas nessa época era apenas membro do clã Borijin. Yesugei na época em que raptou Hoelun já era casado e tinha filhos
Geografia da Mongólia da época de Temujin:
A Mongólia poderia ser dividida em três partes: a parte norte, fazendo fronteira com a atual Rússia (Sibéria), havia montanhas, dentre elas a venerada Burkhan Khaldun. No centro havia estepes e ao sul havia o Deserto de Gobi, fazendo fronteira com a região que hoje é a China. O grupo de Temujin localizava-se no nordeste do que hoje é a Mongólia, numa área onde terminava a estepe e começava a Montanha Burkhan Khaldun. Ali havia poucos rebanhos, viviam da caça, competiam com os lobos pela caça, raptavam esposas de outras tribos e roubavam animais dos habitantes das estepes.
Mongóis e seus parentes próximos:
Os mongóis eram nômades. Seu parentes próximos eram os tártaros e os Khitan (leste). Mais a leste ainda havia os Manchu. A oeste havia tribos túrquicas (Ásia Central). Esses grupos compartilhavam uma herança cultural e linguística com as tribos da Sibéria.
Geralmente as tribos túrquicas e os tártaros se uniam em Confederações Tribais. Já os Mongóis viviam em pequenos bandos, liderados por um chefe, o Khan. Geralmente as pessoas que integravam esses bandos possuíam laços de parentesco. 
Mongóis e Hunos:
Os Mongóis se declaravam descendentes dos Hunos. "Hun" é a palavra mongol para "Ser Humano". Os Hunos foram os primeiros fundadores de um Império na Estepe, no século III d.C. Os mongóis chamavam seus ancestrais Hunos de "O Povo do Sol"(Hunnu).
Origem do nome Temujin:
O nome "Temujin" foi tirado de um guerreiro tártaro que tinha sido morto pelo próprio pai de Temujin.


Fonte: Anotações extraídas da Leitura do Livro Gengis Khan e Formação do Mundo Moderno, Jack Weatherford, editora Bertrand Brasil, páginas 46/64

Nenhum comentário: