domingo, 4 de agosto de 2019

Sacro Império Romano Germânico França Religião e a Reforma de Martinho Lutero Protestantes versus Católicos Revolução Inglesa de 1642



1517: Martinho Lutero e suas 95 Teses na Igreja de Wuttenberg:

A Reforma desencadeada por Martinho Lutero tinha duas faces:
a) Revolta Teológica
b) Revolta contra a desordem interna e contra as intrusões externa do Império

A Reforma trazia oportunidades:
a)Para os Senhores, para os Príncipes: Emancipação em relação ao Imperador e aumento do controle sobre seus súditos.
b)Para os Camponeses: Participação no Reich. Emancipação em relação aos seus senhores.

A Religião e as Fronteiras Geográficas:
A Religião podia servir para acentuar ainda mais as fronteiras geográficas entre países, mas igualmente, em alguns casos, não as transcendia. Exemplo: o ódio francês à Casa Habsburgo era tão grande que os franceses católicos apoiavam os Otomanos muçulmanos e os príncipes alemães protestantes contra os católicos Habsburgos (detentores da Coroa do Sacro Império Romano Germânico). 
A Religião do Imperador e a Guerra Civil inglesa de 1642 
A Religião do Imperador do Sacro Império Romano Germânico era um assunto de extrema importância. Em 1618 (ano de início da Guerra dos 30 anos), a Nobreza Boêmia escolhe o eleitor protestante do Palatinado para ser seu rei. Também sonhavam fazê-lo imperador. 
A Nobreza Boêmia não realizou seu sonho e o Imperador eleito foi Fernando da Estíria, um Habsburgo, que logo derrotou os Boêmios na Batalha da Montanha Branca, em 1620. Na sequência, tropas espanholas ocuparam o Palatinado, que foi absorvido pela católica Baviera. Essas notícias geraram descontentamento na Inglaterra protestante. Mas o Rei Inglês, Carlos I, não agia, não intervinha no conflito europeu, para ajudar os Protestantes holandeses e alemães contra o avanço dos católicos sob o comando do Imperador Habsburgo na Alemanha e na Holanda. A segurança da Inglaterra protestante dependia da Alemanha não cair nas mãos dos Católicos. E se a Alemanha caísse, Holanda, a primeira linha de deseja inglesa, também cairia.

"Em suma, a grande Rebelião contra Carlos I foi na sua essência uma revolta contra a política externa dos Stuart." (página 58)

1642: Guerra Civil Inglesa
1646: O rei inglês Carlos I é derrotado
1649: O rei é executado e a Monarquia cede lugar a um Protetorado sob Oliver Cromwell

"No fim das contas, foi porque nos vinte anos anteriores não tinham entrado em guerra eficazmente em favor da causa protestante na Europa que os ingleses entraram em guerra uns com os outros em 1642." (página 58)

Fonte: 
Anotações extraídas da leitura do Livro: "Europa, a Luta pela Supremacia, de 1453 aos Nossos Dias", Brendan Simms, Editora Edições 70

Nenhum comentário: