sábado, 8 de junho de 2019

Balaclava A Carga da Brigada Ligeira Guerra da Crimeia


Balaclava é uma enseada localizada na Península da Crimeia, atual Rússia.
Ela serviu de porto para o Britânicos, que o utilizaram como local de desembarque de suprimentos para tropas inglesas que sitiavam a cidade de Sebastopol.
O nome Balaclava deriva de Bella Clava (belo porto), que no passado foi usado pelos genoveses, até serem expulsos pelos Otomanos no século XV.
Balaclava ficou conhecida em razão de uma batalha que aconteceu ali no dia 25 de outubro de 1854, no contexto da Guerra da Crimeia (guerra travada pela Rússia contra uma aliança formada pelo Império Otomano, Grã-Bretanha, França e Piemonte, durantes os anos 1854/1855)
Como dito acima, os Britânicos utilizavam Balaclava como um Porto para o escoamento de suprimentos de sua tropas que sitiavam Sebastopol.
Em 25 de outubro de 1854 os Russos resolveram atacá-lo. O ataque fracassou, Balaclava continuou na posse dos Britânicos, mas o que ficou para a história foi uma carga da cavalaria ligeira britânica contra redutos russos protegidos por baterias de artilharia, cavalaria e infantaria russas.
No início do ataque, os Russos tomaram 4 redutos no Monte Causeway, que eram guarnecidos por tunisianos (a Tunísia fazia parte do Império Otomano) e por canhões de fabricação britânica. Os tunisianos, mal treinados, fugiram, em direção ao porto, deixando para trás os canhões britânicos. Na sequência, o ataque russo foi obstado pela ação dos Highlanders e pela Cavalaria pesada britânica. Os russos então deram início a uma retirada, levando consigo os canhões britânicos, apreendidos no início da batalha.
O problema foi a saída dos Russos levando consigo os canhões britânicos, pois isso violava uma tradição militar britânica, derivada da história do Duque de Wellington, que nunca deixou uma peça de artilharia britânica ser capturada pelo inimigo.
O comandante das Forças Britânicas na Crimeia, Lord Raglan, temia que canhões britânicos fossem usados como troféus pelos russos, de forma que ele ordenou que a cavalaria ligeira britânica, sob o comando de Lorde Lucan, efetuasse uma carga para retomá-las.
O problema é que a ordem emitida por Lord Raglan era genérica, não especificando quais peças de artilharia deveriam ser capturadas, se eram as russas ou se eram as britânicas. 
Para piorar, a cavalaria ligeira teria que atravessar 2 mil metros de extensão num vale, tendo à sua frente, forças russas formadas por artilharia, cavalaria e infantaria, tendo à sua esquerda o monte Causeway, guarnecidas pelos russos com os canhões britânicos capturados e ainda tendo à direita no fundo do vale outro grupo de russos. Se a ordem do ataque fosse direcionada para retomar as peças de artilharia britânicas localizadas no Monte Causeway, seria factível cumpri-la, mas se fossem as russas, a carga da cavalaria ligeira seria praticamente submetida a uma ação suicida, indo ao fundo do vale, percorrendo 2 quilômetros em meio a uma saraivada de projéteis vindos de canhões e carabinas.
Ao final de tudo, Lord Lucan, na dúvida sobre qual caminho seguir, com uma ordem genérica e erroneamente transmitida para ser cumprida, com seus comandados exigindo uma ação que justificasse a fama da cavalaria ligeira britânica como a melhor do mundo, resolveu tomar o caminho mais difícil, atravessando os 2 mil metros de extensão do vale, em meio a um bombardeio, alvejado pela frente e pelos flancos direito e esquerdo, indo ao fundo do vale, em direção à principal força russa. 
"Dos 661 homens que iniciaram a carga, 113 foram mortos, 134 feridos e 45 feitos prisioneiros, 362 cavalos foram perdidos ou mortos" (página 274)
Essa batalha resultou no poema de Alfred Tennyson, intitulado "A Carga da Brigada Ligeira"

"Avante brigada ligeira!
Havia algum homem abatido?
Não, embora os soldados soubessem
Alguém havia falhado:
Não cabia a eles retrucar,
Nem a eles questionar,
A eles apenas agir e morrer;
Para o vale da Morte
Cavalgaram os seiscentos."
(página 275)

Fonte: Crimeia, a história da guerra que redesenhou o mapa da Europa no século XIX, Orlando Figes, Editora Record, páginas 265/275

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