sábado, 1 de maio de 2021

Richard Sorge o Espião de Stalin



FAMÍLIA E LOCAL DE NASCIMENTO:

Richard Sorge nasceu em 1895, em Baku, então uma cidade pertencente ao Império Russo. Atualmente Baku, às margens do Mar Cáspio, é a capital do Azerbaijão.

Filho de Wilhelm Richard Sorge, um alemão natural da Saxônia, Alemanha, que veio a Baku para trabalhar no setor petrolífero. A mãe de Richard Sorge atendia pelo nome de Nina e era natural de Kiev, atual capital da Ucrânia. 

Baku tinha sua riqueza baseada na exploração do petróleo. Mas a riqueza produzida pela sua exploração não era compartilhada pelos habitantes de Baku. Havia muita pobreza. Os operários das empresas petrolíferas (dos Nobel e dos Rothschilds) viviam em precárias condições, habitando bairros "...pejados de lixo putrefato, cães esventrados, carne podre e fezes." (página 22)

Mas também havia riqueza. Havia bairros bem localizados, nos quais residiam a burguesia abastada. E a família de Richard Sorge fazia parte dessa burguesia abastada.

RETORNO À ALEMANHA:

Quando Richard Sorge tinha 4 anos de idade, sua família voltou a residir na Alemanha. Na Alemanha, a família de Richard Sorge manteve seu status social, com seu pai indo trabalhar num Banco em Berlim.

ECLOSÃO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL:

Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, Richard Sorge, então um patriota alemão, correu para se alistar no exército alemão. 

KINDERMORD - MASSACRE DE INOCENTES:

Richard Sorge, então praça do exército alemão, foi mandado para a Bélgica. Ali teve contato com a realidade nua e crua da guerra, vindo a testemunhar aquilo que viria ser denominado como Kindermord, o massacre de inocentes. 

NASCIMENTO DE UM REVOLUCIONÁRIO:

A experiência da guerra transformou Richard Sorge. Ele passou a ser um contestador, vendo na guerra um evento inútil, no qual vidas eram sacrificadas inutilmente. 

Richard Sorge tinha até então vivido numa vida burguesa. Mas nas trincheiras do front ocidental, Richard passou a ter contato com o proletariado alemão. Para sua surpresa, seus amigos soldados proletários "...não estavam aparentemente interessados em debruçarem-se sobre as causas de uma guerra na qual eram carne para canhão." (página 26)

A guerra, portanto, como já afirmado acima, acabou por despertar a consciência revolucionária em Richard Sorge. Ali ele se encontrou pela primeira vez com dois soldados que eram comunistas, que lhe ensinaram que somente o socialismo seria capaz acabar com as guerras.

FERIMENTO RETIRA RICHARD SORGE DA GUERRA:

Em março de 1916, um ferimento causado por estilhaços retirou Richard Sorge da guerra. "Ficou coxo pelo resto da vida." (página 28)

Sua carreira militar estava encerrada. Então, no lugar do patriotismo alemão, Richard Sorge foi tomado pela revolta. Convenceu-se de que a Alemanha não tinha nenhuma ideia nova para dar ao mundo. Richard Sorge mergulho de cabeça no socialismo, convencendo-se de que "...a única maneira de nos libertarmos do pantanal era uma mudança política violenta." (página 28)

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL DESPERTOU SENTIMENTOS RADICAIS  NOS JOVENS QUE PARTICIPARAM DELA:

A participação na Primeira Guerra Mundial provocou em Richard Sorge "...um renascimento violento que o isolou do mundo interior, divorciando da sua família e da sua classe, e que pôs em dúvida as fundações da sociedade na qual ele tinha crescido." (página 28/29)

Nesse ponto, o autor Owen Matthews traça um aparelho entre a trajetória de vida de Richard Sorge com a trajetória de vida de Hitler. Ambos tinham lutada na Primeira Guerra Mundial, vivenciando seus horrores. Ambos tinham vivenciado uma revolução interior causada pela guerra. Ambos seriam empurrados para o radicalismo político. Hitler tornar-se-ia um extremista da direita, enquanto que Richard Sorge tornar-se-ia um radical da esquerda. 

"A raiva e a repugnância que empurraram uma geração de jovens veteranos de guerra para o radicalismo político de esquerda e de direita tiveram uma origem idêntica." (página 29).  

RICHARD SORGE TEM CONTATO COM OS ESCRITOS DE MARX E ENGELS:

Quando esteve internado para cuidar de seus ferimentos, Richard Sorge o primeiro contato com os escritos de Marx e Engels. A notícia do golpe bolchevista em novembro de 1917 na Rússia serviu para consolidar as convicções socialistas de Richard.

Richard Sorge via na adoção do comunismo a única forma de "...eliminar as causas econômicas e políticas da guerra e de todas as guerras futuras através da revolução mundial." (página 30)

A REVOLUÇÃO ALEMÃ:

Em janeiro de 1918, Richard Sorge partir para a cidade de Kiel, que era então o viveiro do socialismo alemão. Sorge então viu-se no epicentro da revolução socialista alemã, desencadeada na esteira do colapso do Império Alemão, que não conseguia mais manter a sua máquina de guerra funcionando. O fim da guerra se aproximava. 

A revolução alemã teve início em outubro de 1918. Na noite de 4 de novembro de 1914, na cidade de Kiel, que era o Quartel-General da Marinha Imperial Alemã, estava sublevada, tomada de assalto por 40 mil marinheiros, soldados e operários rebeldes. 

Transcorridos três meses de lutas, a revolução socialista alemã foi derrotada. Em seu lugar foi construído um governo que seria denominada de República de Weimar, sob o comando majoritário do Partido Social Democrata, com a presidência de Friedrich Ebert. 

RICHARD SORGE PROFESSOR E MEMBRO DO PARTIDO COMUNISTA ALEMÃO:

Com o fim do experimento revolucionário alemão, coube a Richard Sorge se resignar na função de professor na cidade de Aachen. Nesse meio tempo entrou no Partido Comunista Alemão, Ainda trabalhava como editor de um jornal comunista, A Voz do Povo. Casou-se em 1921. 

Em abril de 1924, foi realizada uma convenção comunista em Frankfurt. Richard Sorge foi convocado para servir de segurança dos delegados soviéticos da Internacional Comunista, o Comintern, que foram convidados para evento. 

O Comintern era o Estado-Maior Geral da Revolução Comunista, criado em 1919 por Lênin. O Comintern tinha como "...a sua verdadeira função reunir todos os radicais estrangeiros numa grande rede controlada por Moscou e servir de fachada para a propaganda soviética e para recolher informações." (página 43)

RICHARD SORGE MEMBRO DO COMINTERN:

Em outubro de 1924, Richard Sorge viajou a Moscou, para assumir uma posição no Comintern. Então, Richard Sorge, o filho de uma abastada família burguesa alemã, passaria a fazer parte do Estado-Maior Geral da Revolução Comunista mundial. 


ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO RICHARD SORGE, O ESPIÃO PERFEITO, O MELHOR AGENTE SECRETO DE ESTALINE, OWEN MATTHEWS, EDITORA EDIÇÕES 70



Nenhum comentário: