quarta-feira, 28 de abril de 2021

Hiwis Russos que lutaram no Exército Nazista



HIWIS:

Hiwis é o diminutivo de Hilfswillige, significando ajudante voluntário. Eram russos que passaram para o lados dos alemães durante a invasão nazista à URSS.

"Embora alguns fossem voluntários autênticos, a maioria era de prisioneiros soviéticos de guerra, recrutados de campos para compensar faltas de efetivo humano, sobretudo como trabalhadores braçais, mas cada vez mais constantes em funções de combate." (página 215)

Havia, portanto, em 1942, russos lutando ao lado de alemães, reforçando assim os efetivos do exército alemão. 

Comentando sobre o fato de russos serem recrutados nas forças alemãs, o coronel alemão Groscurth, chefe do estado-maior do XI Corpo de Exército na região do rio Don, disse:

"É perturbador que sejamos obrigados a reforçar nossas tropas de combate com prisioneiros de guerra russos, que já estão sendo transformados em atiradores. É um estranho estado de coisas o fato de as 'feras' contra as quais temos lutado estarem agora vivendo conosco na mais íntima harmonia." (página 215)

Além de servir em combate, esses Hiwis também eram usados em outros trabalhos: na cozinha, na faxina e cuidando dos cavalos.

Os nazistas mais convictos, que adotavam a ideia nazista de que os eslavos eram escravos e subhumanos ( untermensch) não viam com bons olhos russos vestindo uniformes alemães.

"Isso refletia a divergência fundamental entre a hierarquia nazista, obcecada com a total subjugação dos eslavos, e os oficiais do exército profissional, que acreditavam que a única esperança era agir como os libertadores da Rússia do comunismo. Já no outono de 1941, o serviço secreto de exército alemão chegara à conclusão de que a Wehrmacht talvez não conseguisse vencer na Rússia, a não ser que transformasse a invasão numa outra guerra civil." (página 216)

Pela ótica da URSS, um Hiwi deveria ser tratado como um ex-russo, extirpando dele sua identidade nacional soviética, de forma a eliminar qualquer ideia de que os cidadãos soviéticos estavam insatisfeitos com a forma como a guerra era conduzida por Stalin. 

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO "STALINGRADO, O CERCO FATAL, ANTONY BEEVOR, EDITORA RECORD



Nenhum comentário: