segunda-feira, 26 de abril de 2021

Hitler e Stalin Pacto Ribbentrop Molotov 23 de Agosto de 1939 Nacional Bolchevismo



PACTO RIBBENTROP-MOLOTOV:

O Pacto Ribbentrop-Molotov ou Nazi-Soviético de 23 de agosto de 1939 causou uma reviravolta política sem precedentes que antecedeu a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Essa Aliança entre Stalin e Hitler, entre os Comunistas de Moscou e os Nazista de Berlim ajudou a reforçar a narrativa daqueles que viam nos dois regimes mais convergências do que diferenças. 

"Consequentemente, a ideia de que Hitler e Stalin estavam convergindo, ou mesmo de que os dois compartilhavam algum DNA político, teve sua voga." (página 141)

De fato, Stalin e Hitler convergiam em alguns pontos:

👉 Hitler e Stalin desprezavam todos os argumentos, exceto o da força superior. Nesse sentido, Hitler tinha usado sua força superior para subjugar a Polônia em 1939. Depois ainda anexaria a Grécia, a Dinamarca, a Noruega, Holanda, Bélgica e a parte norte da França, tudo isso no ano de 1940. Stalin, por sua vez, usou sua força superior para anexar os países bálticos (Letônia, Estônia, Lituânia) em meados de 1940, para anexar partes do território da Finlândia (Guerra de Inverno de 1939/1940) e a província romena da Bessarábia (meados de 1940). Para Hitler e Stalin, portanto, as relações entre os países deveriam ser reguladas pela lei do mais forte e não pela aplicação do Direito Internacional. Só a força importava.

👉 Nazistas e Comunistas eram regimes revolucionários que desprezavam as democracias capitalistas ocidentais, como França e Grã-Bretanha.

NACIONAL BOLCHEVISMO:

O Nacional Bolchevismo seria uma junção entre o comunismo da URSS com o fascismo da Alemanha nazista:

👇

"Pelas leis inexoráveis de sua dialética, o bolchevismo fez nascer a sua antítese, o Nacional-Socialismo. Hoje a pergunta que se faz é se essa coisa feia que reina de Vladivostok a Colônia está se transformando na síntese inevitável, o Nacional-Bolchevismo." (trecho de Editorial do jornal inglês News Statesman - página 141).

A UNIÃO ENTRE A URSS COMUNISTA E A ALEMANHA NAZISTA NÃO ERA APENAS TEÓRICA:

"Essa aparente convergência de objetivos nazistas e soviéticos não era meramente teórica. Nos Estados Unidos, em outubro de 1940, um marinheiro mercante britânico foi preso em Boston, por ter se oferecido para abastecer a rede de espionagem alemã local com informações sobre comboios atlânticos. George Armstrong era um comunista de 39 anos de Newcastle que tinha sido motivado por um discurso de Molotov incentivando todos os marinheiros mercantes aliados a desertarem logo que chegassem a um porto neutro. Deportado para a Grã-Bretanha, Armstrong foi julgado por ajudar o inimigo - o primeiro britânico da guerra a ser julgado por espionagem - e condenado à morte. Teria ficado estupefato se soubesse que, quando foi executado, em julho de 1941, a amizade nazi-soviética em cujo nome tinha cometido traição já era coisa do passado." (página 142)

De fato, em julho de 1941, a Alemanha Nazista estava em guerra com a URSS. O Pacto Ribbentrop-Molotov, em cujo nome George Armstrong cometeu traição que lhe rendeu uma condenação à morte, durou 22 meses, de 23 de agosto de 1939 a 22 de junho de 1941. Em 22 de junho de 1941 a Alemanha Nazista deu início à Operação Barbarossa, a invasão da URSS.

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO "O PACTO DO DIABO, A ALIANÇA DE HITLER COM STALIN, 1939-1941", DE ROGER MOORHOUSE, EDITORA OBJETIVA. 



Nenhum comentário: