quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A Família de Hitler O Surgimento da Grafia Hitler Dúvida sobre o Avô Paterno de Hitler



 

AS ORIGENS DA FAMÍLIA DE ADOLF HITLER:



No ano de 1837, uma criada solteira, MARIA ANNA SCHICKLGRUBER, aos 42 anos de idade, filha de um pequeno fazendeiro, na região agrícola de Waldviertel, aldeia Strones, em Dollersheim, na Áustria, fronteira com a Boêmia, deu à luz ALOIS SCHICKLGRUBER.

Alois Schicklgruber era um bastardo, um filho ilegítimo. Na sua certidão de nascimento, não constava o nome de seu pai.

Em 1842, Maria Anna Schicklgruber casou-se com o moleiro JOHANN GEORG HIEDLER, à época com 50 anos de idade. Alois, por sua vez, não foi morar com Maria Anna e Johann Georg. 

Alois foi morar com JOHANN NEPOMUK HUTTLER, irmão de Johann Georg Hiedler. Johann Nepomuk Huttler era um fazendeiro bem situado na cidade de Spital. Os historiadores chegaram a supor que o casal Maria Ana Schicklgruber e Johann Georg Hiedler, por ser pobre, preferiu deixar Alois com o tio mais bem de vida. Johann Nepomuk cuidou de Alois como se fosse seu filho.

A mãe de Alois, Maria Anna, faleceu em 1847. 

Obs.: O patronímico Hiedler de Johann Nepomuk era grafado como Huttler. Naquela época não se dava muita atenção às grafias dos nomes. O mesmo aconteceria com a grafia Hitler, que veremos mais adiante.

A IDENTIDADE DO AVÔ PATERNO DE HITLER CONTINUA INCERTA:

Alguns historiadores dizem que o verdadeiro pai de Alois, isto é, o avô paterno de Hitler, foi o fazendeiro Johann Nepomuk Huttler.

Essa posicionamento nasceu das dúvidas que surgiram em razão da forma como Johann Nepomuk refez a certidão de nascimento de Alois no ano de 1876

Se Johann Georg Hiedler era o pai de Alois, como registrado por seu irmão em 1876, por que ele não o reconheceu quando de seu casamento com Maria Anna Schicklgruber em 1842? 

Por que Johann Georg Hiedler deixou que Alois fosse criado na casa de seu irmão Johann Nepomuk?

A leitura oficial do Terceiro Reich dizia que o Johann Georg Hiedler era o avô de Hitler.

ALOIS SCHICKLGRUBER/HITLER:



Alois cresceu. Foi sapateiro em Viena e, em 1855, decidiu abandonar sua profissão para seguir uma carreira de Estado, servindo à Monarquia Habsburgo, governante do Império Austro-Húngaro. 

Em 1875 Alois foi promovido para Oficial de Alfândega na cidade de Braunau. 

A REVIRAVOLTA NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE ALOIS SCHICKLGRUBER - O SURGIMENTO DA GRAFIA HITLER:

Em 1876 aconteceu uma reviravolta na certidão de nascimento de Alois Schicklgruber. Por iniciativa de Johann Nepomuk Huttler, no espaço reservado ao nome do pai de Alois Schicklgruber foi inserido o nome de Johann Georg Hiedler, falecido há 19 anos, de forma que Alois Schicklgruber deixava de ser um filho ilegítimo. 

Mas não foi só isso que foi mudado na certidão de nascimento de Alois Schicklgruber.

Primeiro, o patronímico Schicklgruber foi retirado do registro de Alois

Segundo, o patronímico Hiedler teve sua grafia modificada para HITLER.

"...naquela época provavelmente não se dava muita atenção à grafia dos nomes." (página 4)

A VIDA PROFISSIONAL E AMOROSA DE ALOIS HITLER:

"Por fora, Alois Hitler, como ele passou a se chamar, desempenhou o papel de funcionário modelo. Um ex-colega de Braunau o descreveu como uma pessoa antipática, que seguia de modo pedante o regulamento dos funcionários, vivia isolado e não cultivava vínculos sociais." (página 5)

"Sua vida amorosa era extremamente instável." (página 5)

Alois se casou várias vezes. Primeiro, com Anna Glasl. Divorciou-se dela. Depois Alois começou a namorar uma garçonete, Franziska Matzelsberger, com a qual teria dois filhos, um ilegítimo, Alois, em 1881, e outro legítimo, Ângela, em 1883. Neste mesmo ano de 1883, Alois e Franziska se casaram. 



A alegria não durou. 

Ainda em 1883, Franziska adoeceu, descobriu uma tuberculose. Enquanto Franziska sofria com a tuberculose, Alois se engraçou com Klara Polzl, "...que já havia trabalhado para ele como empregada doméstica e fora recontratada para ser governanta d seus dois filhos, Alois e Ângela." (página 5)



Klara Polzl era 23 anos mais nova do que Alois. Era "...filha de um pequeno agricultor, Johann Baptist Polzl e de sua esposa Johanna, que por sua vez era uma das filhas de Johann Nepomuk Hutter.

AQUELE ERA UM MUNDO PEQUENO: KLARA POLZL PODERIA SER PRIMA EM SEGUNDO GRAU DE ALOIS HITLER OU PODERIA SER SUA SOBRINHA:

Aquele era um mundo pequeno. Um tio poderia se casar com a sua sobrinha. Primos em segundo grau poderiam se casar.

Alois Hitler começou a namorar a sua empregada, Klara Polzl, que era simplesmente a neta de seu tio Johann Nepomuk Hutter. 

Sendo a neta de Johann Nepomuk Hutter, então Alois estaria namorando sua prima em segundo grau. 

Ou, pior ainda, segundo o entendimento de alguns historiadores, Johann Nepomuk Hutter seria o verdadeiro pai de Alois Hitler. Neste caso, Alois Hitler estaria então namorando a sua sobrinha. Um tio namorando com a sua sobrinha.

Apesar disso, Alois Hitler, depois da morte de sua segunda esposa, Franziska, em 1884, conseguiu a permissão da Igreja Católica para se casar com Klara Polzl. O casamento de Alois, então com 51 anos, e Klara, então com 28 anos, ocorreu em 1885.

No início, Alois Hitler e Klara Polzl tiveram três filhos, Gustav (1885), Ida (1886) e Otto (1887), que faleceram precocemente. 

Mas em 20 de abril de 1889, Klara Polzl deu à luz um menino que iria sobreviver até 30 de abril de 1945. O nome dele: Adolf Hitler.



Alois e Klara ainda teriam mais dois filhos, Edmund, que morreu com sarampo, e Paula, nascida em 1896. 



A FAMÍLIA DE ADOLF HITLER:

A família de Adolf Hitler era composta pelo seu pai Alois e pela sua mãe Klara. Tinha ainda seus dois meio- irmãos Ângela e Alois, filhos de Alois com Franziska. Hitler ainda morava com sua irmã Paula. Havia ainda a irmã de Klara, Johanna Polzl, chamada de 'Tia Hanni', que era corcunda e com um leve retardo mental.

Tratava-se de uma família padrão de classe média abastada. 

"Nesse círculo familiar, Alois Hitler atuava como um pai de família severo e facilmente irritável. Ele exigia de seus filhos obediência irrestrita e respeito incondicional, e, quando estes não cumpriam com suas exigências, ele não pensava duas vezes antes de pegar a vara de marmelo." (página 8)

Klara fazia o contraponto de seu marido:

"Klara era uma mulher humilde, tranquila e obediente, que suportava sem reclamar os arroubos autocráticos de seu marido..." (página 8)

ADOLF HITLER ERA O FILHO MIMADO:

Adolf Hitler era mimado pela sua mãe Klara. 

"A morte precoce de seus três primeiros filhos foi uma perda amarga para ela. Por isso, sempre tentou cercar seu quarto filho, Adolf, com amor e cuidados, enquanto seus dois enteados Alois e Ângela às vezes se sentiam negligenciados." (página 8)

" 'Ele (Adolf Hitler) era mimado desde as primeiras horas da manhã até tarde da noite', declarou William Patrick Hitler, o filho de Alois Jr., em setembro de 1943, em Nova Iorque." (página 9)

HITLER AMAVA SUA MÃE:

Hitler sempre falou de sua mãe com amor (página 9). 

"Anos mais tarde, ele (Adolf Hitler) ainda carregava consigo uma pequena foto de Klara Polzl, dentro da bolsinha de seu paletó." (página 9)

"E um retrato da mãe, pintado a óleo, foi um dos poucos objetos pessoais que Hitler manteve em seu quarto até o fim." (página 9)

A mãe de Adolf Hitler, Klara Polzl, faleceu no dia 21 de dezembro de 1907. Ela tinha 47 anos de idade.

Já o pai de Adolf Hitler, Alois Hitler, faleceu quatro anos antes, em 1903, aos 65 anos de idade.

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO ADOLF HITLER, OS ANOS DE ASCENSÃO, 1889-1939, VOLKER ULLRICH, EDITORA AMARILYS



Nenhum comentário: