quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Tratado de Verdun 843 e as Fronteiras entre Alemanha e França



 TRATADO DE VERDUN:



Tratado de Verdun de 843 (século IX) pôs fim ao Império Carolíngio. Com a morte de Luís, o Piedoso, o Império Carolíngio foi dividido entre seus filhos Carlos, Luís e Lotário. 

Essa divisão territorial não tinha nenhuma conotação de ordem nacional. Embora a divisão de 843 trouxesse, de forma embrionária, as configurações territoriais daquilo que no futuro seriam os territórios da Alemanha (Francônia Oriental) e da França (Francônia Ocidental), ambas separadas por uma área central, a Lotaríngia, "...não existiam quaisquer motivos nacionais decisivos nesse processo: pretendia-se tão-só que os três irmãos com direito de sucessão - Carlos, Lotário e Luís (com o cognome não histórico, de o Germânico) - recebessem partes iguais e o mais velho - Lotário - ficasse com as duas residências imperiais de Aachen (Aix La Chapelle) e Roma." (página 36)

Enfim, no ano de 843, embora embrionariamente, o contexto para futuros conflitos entre Alemanha e França estivesse posto, ninguém pensava em termos nacionais, não havia uma consciência nacional alemã, tampouco havia uma consciência nacional francesa. 

"...a fronteira entre a Francônia Ocidental e o Reino Central (Lotaríngia) estabelecida no Tratado de Verdun (843) passou a constituir a fronteira duradoura (ou, melhor: o espaço fronteiriço) entre a Alemanha e a França, a partir de 925." (página 40)

Estava se colocando em prática tão-somente o direito de sangue vigente, pelo qual cada um dos filhos de Luís, o Piedoso, tinha o direito de sucedê-lo, Eram três os filhos de Luís, de forma que cada um deles ficou com um pedaço do Império Carolíngio. 

TRATADOS DE MEERSEN (870) E RIBEMONT (880):

Após o Tratado de Verdun, outros foram feitos para um rearranjo territorial. Os Tratados de Meersen e Ribemont trataram da parte setentrional do Reino Central (Lotaríngia), pelos quais os territórios da Alsácia e da Lorena foram transferidos para a Francônia Oriental. 

"...as regiões setentrionais do reino central - a Lorena e a Alsácia - não se juntaram à Francônia Oriental  em 870 e 880 e tão-pouco foram conquistadas pela Francônia Oriental. Tratava-se de divisões dinásticas dentro de um império, divisões essas que prepararam, no entanto, um estabelecimento de fronteiras entre a França e a Alemanha que viria a revelar-se muito importante do ponto de vista histórico." (página 37)

No futuro, Alemanha e França entrariam em guerra (Primeira Guerra Mundial 1914-1918, Segunda Guerra Mundial1939-1945, Guerra Franco-Prussiana em 1871, etc) justamente pela disputa dessas fronteiras que, originalmente, foram criadas no ano de 843, no longínquo século IX.

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO "HISTÓRIA ALEMÃ, DO SÉCULO VI AOS NOSSOS DIAS", VÁRIOS AUTORES, EDITORA EDIÇÕES 70



Nenhum comentário: