quinta-feira, 9 de maio de 2019

Sistemas de Pensamento Político Eric Voegelin



Grandes Sistemas de Pensamento Político, segundo Eric Voegelin:

a) Platão e Aristóteles: Marcam o fim da Polis - Cidade-Estado
b) Agostinho: Fim da Cristandade Romana
c) Tomás de Aquino: Transição da Alta Idade Média para o Renascimento
d) Hegel: Fim do Período do Estado Nacional

Eric Voegelin trás uma reflexão: houve algum grande sistema de pensamento político no período compreendido entre Agostinho e Tomás de Aquino? Seria correto classificar esse período (séculos V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII) como Idade das Trevas, idade estéril em matéria de grandes sistemas de pensamento político? Eric Voegelin diz que é errado dizer que não houve ideias políticas nesse período. 

"A Humanidade não cessa de ter ideias Políticas." (página 77)

Foi um período caracterizado pela agonia e cisão do Império Romano, que sucumbiu sob as invasões bárbaras. Mas a história não terminou em 476 d.C. Uma nova evocação precisaria surgir para substituir o Império Romano do Ocidente. Essa nova evocação foi o Império Carolíngio, cuja personalidade régia foi erigida segundo o sistema paulino das funções carismáticas. Nessa concepção, não havia distinção entre Estado e Igreja, porque clérigos e leigos representavam, respectivamente, a persona sacerdotalis (sacerdote) e a persona regalis (rei/leigo), que eram concebidos como os membros de um mesmo corpo, o Corpo de Cristo. Nesse momento, eram necessários:
a)primeiramente, superar a evocação do moribundo Império Romano do Ocidente. 
b)depois, era necessário uma nova evocação, o Império Carolíngio, com o tempo necessário para fazê-lo aceitável, convincente para o povo, representando ele, o Império Carolíngio, o destino e a vontade de Deus. 
c)por último, havia a tensão entre a ideia e a realidade. Essa tensão vai fixar a linha de evolução da realidade em direção à ideia.


Fonte: Idade Média até Tomás de Aquino. História das Ideias Políticas, Volume 2, Editora É Realizações, Coleção Filosofia Atual.

Nenhum comentário: