domingo, 5 de maio de 2019

A Fome na Ucrânia Soviética 1



Anotações extraídas da leitura do Livro Terras de Sangue, A Europa entre Hitler e Stalin, Timothy Snyder, Editora Record, 2012.

"São os rebentos da primavera socialista" (página 51): Menção a uma criança faminta, que buscava a última gota de leite no seio de sua mãe já sem vida.

"O trabalho de construir o socialismo seria como erguer o oceano." (página 52)

Kulaks: Eram fazendeiros abastados, bem sucedidos, moradores da Ucrânia. Os Kulaks deveriam desaparecer como classe. A história é uma luta de classes. Os pobres lutando para derrubar os ricos. Somente dessa forma a história poderia avançar. Quem era Kulak estava sujeito ao exílio ou a ser morto. Se não fosse morto, seria exilado e usado em algum campo de Trabalhos forçados: intensa utilização para a economia soviética.

Coletivização das Terras: Quem tinha a perder com a coletivização? Seriam os agricultores que de alguma forma tinham prosperado com seu trabalho. Gulag, as prisões soviéticas de trabalhos forçados, e a Coletivização, andavam juntas (página 53).

Coletivização das Terras >> Gulag >> Camponeses livres viram escravos >> Mão-de-obra utilizada na construção de fábricas, canais e na exploração de minas >> Esse trabalho forçado resultou na modernização da URSS.

Trabalhadores das cidades eram utilizados pelo Regime Soviético para coagir os camponeses que resistiam à coletivização (página 55)

Fazenda Coletiva: O camponês, estabelecida a coletivização, já não tinha mais o direito de utilizar sua terra para seu próprio objetivo. Enquanto um agricultor livre depende de si mesmo, numa fazenda coletiva ocorre o diverso: o agricultor dependia dos líderes locais para garantir seu emprego e sua alimentação. (página 55)

Propriedade Estatal: Toda produção agrícola era declarada propriedade estatal; qualquer coleta desautorizada de alimento seria considerada roubo. O Socialismo, assim como o Capitalismo, necessitava de leis que protegessem a propriedade, nesse caso, Estatal. Era a base legal do coletivismo. 

Jovens Comunistas: Moradores das cidades, estudantes. Tiveram uma ascensão durante o regime comunista. Viam nos camponeses a figura do reacionário, que sabotaria o triunfo do comunismo (página 67)

Narrativa do Governo Soviético para rebater a evidência de que camponeses ucranianos e suas famílias estavam morrendo de fome: A resistência ao socialismo crescia à medida que seu sucesso aumentava. (página 69). O país melhorava. Imediatamente, inimigos do socialismo, aterrorizados com a iminência do sucesso socialista, buscavam sabotar o país. O problema que surgia, como a Fome, era então um sinal de que as coisas iam bem. A Fome seria um conto de fadas inventado por sabotadores do Regime Comunista. (página 69) Um camponês morrendo de fome era um sabotador a serviço das potências capitalistas, (página 69) A fome intencionalmente impingida a si mesmo e à sua família era apenas uma fachada atrás da qual havia a intenção de destruir o Socialismo. Odiavam tanto o socialismo que os esfomeados colocavam a própria vida em risco. (página 70)


"Diariamente, cerca de 40 mil pessoas esperavam por um pedaço de pão. Os que faziam fila estavam tão desesperados em guardar seus lugares que se afivelavam com cintos àqueles imediatamente à sua frente. Alguns estavam tão fracos de inanição que não conseguiam ficar em pé, sem o amparo dos outros." (página 48)




Nenhum comentário: