quarta-feira, 8 de maio de 2019

Sacrum Imperium - Império Carolíngio Ano 800 d.C Coração de Carlos Magno Imperador Sacro Império Romano



O Sacrum Imperium evoca o Corpo de Cristo (Corpo Místico) como elemento unificador e justificador de sua existência. 

Sacrum Imperium é o Império Carolíngio, é o Sacro Império Romano, que nasceu no natal do ano 800 d.C., com a Coroação de Carlos Magno.

Com a queda do Império Romano, em 476, era preciso criar uma nova entidade que congregasse em si um poder temporal e um poder espiritual. Daí a coroação de Carlos Magno no ano 800 d.C., com a criação do Sacro Império Romano (Império Carolíngio). O poder temporal era representado pelo Império Carolíngio de Carlos Magno. O poder espiritual era representado pelo Papa.

Os dois poderes, o Temporal de Carlos Magno, e o Espiritual do Papa, se amalgamaram, se uniram, de forma que não havia separação entre Igreja e Estado, pois ambos pertenciam a um mesmo corpo, o Corpo de Cristo, o Corpo Místico.

O Poder da Igreja emana de Cristo, cabeça do Corpo Místico. 
Desse Corpo Místico podemos extrair ainda seus membros, que são dois:
1)Persona Regalis (Pessoa do Rei/Leigos) 
2)Persona Sacerdotalis (Pessoa do Sacerdote/Clérigos)

Rei e Sacerdote, Leigo e Clérigo pertencem a um mesmo corpo, o Corpo de Cristo, o Corpo Místico, de forma que Estado e Igreja estavam unidos.

Fonte: Anotações extraídas da Leitura do Livro: Idade Média até Tomás de Aquino - História das Ideias Políticas, Volume II, Eric Voegelin, Editora É Realizações, Coleção Filosofia Atual.


Nenhum comentário: