A Revolução Francesa eclodiu em 1789. Mas suas raízes são mais profundas. O primeiro abalo no sistema que resultou na Revolução aconteceu na derrota francesa na batalha de Rossbach, durante a guerra dos Sete Anos (1756-1763). A derrota em Rossbach foi um desastre militar para a Monarquia francesa, comparada com a derrota na batalha de Blenheim, durante a Guerra da Sucessão Espanhola.
"NÃO ERA APENAS UMA DETERMINADA POLÍTICA QUE TINHA FRACASSADO EM ROSSBACH, ACHAVAM MUITOS CRÍTICOS, MAS TODO SISTEMA SOCIAL E POLÍTICO. A AUTORIDADE REAL E A DOMINAÇÃO ARISTOCRÁTICA BASEAVAM-SE AMBAS, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, NO DESEMPENHO MILITAR; FORA ESSA A BASE DO CONTRATO FEUDAL ORIGINAL E DA SUA EVOLUÇÃO DESDE A IDADE MÉDIA." (página 159)
A derrota da Monarquia Francesa (dinastia Bourbon) durante a Guerra dos Sete Anos foi um golpe para a nobreza francesa. Arguia em favor da primazia do mérito sobre o privilégio da nobreza (alguém era importante somente pelo fato de ser filho de um nobre). Foi o começo da perda da legitimidade monárquica e aristocrática que iria redundar, em 1789, na Revolução Francesa, na queda da monarquia.
Fonte: Anotações extraídas da leitura do livro Europa, A Luta pela Supremacia, de 1453 aos nossos dias, Brendan Simms, editora 70
Nenhum comentário:
Postar um comentário