quinta-feira, 9 de abril de 2020

O Rebento de Deus Eduardo Herdeiro de Henrique VIII Catarina Parr Regente



FINALMENTE HENRIQUE VIII TEM UM FILHO VARÃO:

Em 12 de outubro de 1537, nasce Eduardo, filho de Henrique VIII com Jane Seymour

"um herdeiro legítimo e incontestado para herdar uma Inglaterra Tudor sólida."
(página 66)

Alguns dias depois, a rainha Jane Seymour morreria. O Parto tinha sido um verdadeiro ordálio. A falta de higiene médica no século XVI fez o resto do serviço.

EDUARDO E AS FILHAS:

Além do herdeiro Eduardo, Henrique VIII tinha ainda duas filhas: Maria (com Catarina de Aragão) e Isabel (com Ana Bolena). Mas por segurança era necessário ter mais um herdeiro, que se tornaria duque de York, no caso de Eduardo morrer. E por esse motivo, Henrique teria que se casar mais uma vez.

"A principal preocupação de Henrique era agora a segurança futura da dinastia real Tudor, que teria de ser protegida tanto de seus inimigos como do adversário igualmente fatal, a doença."
(página 69)

Henrique VIII temia que seu herdeiro Eduardo viesse a falecer em razão de alguma febre (epidemia) , comum naquela época. Henrique VIII também temia inimigos humanos, daí a necessidade de provar a comida de Eduardo antes que ele a comesse, para evitar alguma tentativa de envenenamento. Eduardo era a joia mais preciosa do Reino.

OS PLANOS PARA EDUARDO:

Um dos principais papeis exercidos pelo herdeiro de uma coroa:

- conseguir um casamento diplomaticamente vantajoso. O plano de Henrique para Eduardo era fazê-lo casar com Maria, filha recém-nascida do Rei escocês James V. A vitória inglesa contra os escoceses em Solway Mass (novembro de 1542) abria um caminho para o domínio da Escócia. Mas os planos de Henrique foram obstados pelo Conde de Arras, que fora nomeado Governador enquanto Maria fosse menor.
Mas um acordo de paz assinado entre Escócia e Inglaterra, em julho de 1543, acertou que os filhos reais (Eduardo e Maria) das duas nações tinham sido prometidos em casamento. Assim, acertou-se que, Maria, filha do falecido rei escocês James V, iria para a Inglaterra assim que completasse 10 anos. Esse tratado acabou por ser abandonado, de forma que Maria foi levada para a França, em 1548.

ISABEL E MARIA NA LINHA SUCESSÓRIA DE EDUARDO:

"Foi reabilitada para a vida familiar em parte graças à reentrada de ambas as princesas na linha sucessória da coroa, depois de Eduardo e seus herdeiros, consagrada em Acto aprovado no Parlamento em 1544."
(página 79)

Catarina Parr, sexta e última esposa de Henrique VIII, era mais próxima de Isabel do que de Maria:

"Catarina, arraigada ao pensamento humanista moderno, não era tão chegada da Princesa Maria, católica resoluta, embora a cobrisse de presentes..."
(página 80)

JULHO DE 1544: HENRIQUE VIII PARTE PARA SUA ÚLTIMA CAMPANHA MILITAR:

Em julho de 1544 Henrique VIII parte para a França, em sua última campanha militar. Catarina Parr, sua esposa, de seu sexto e último casamento, fica como regente.
Catarina, além de regente enquanto Henrique VIII estava na França, escrevia livros. Exemplo: "Lamentações de uma Pecadora" (Lamentations of a Sinner): "...retratando o rei (Henrique VIII) como um Moisés que subtraíra a Inglaterra à servidão de Roma." (página 80)
As crenças de Catarina quase a levaram à morte:

"As crenças e opiniões da rainha (Catarina Parr) arrastá-la-iam para águas muito perigosas de fato: o turbilhão provocado pelo permanente conflito que alimentou dentro do Conselho Privado de Henrique, por causa da reforma religiosa. Quase lhe custou a vida."
(página 81)

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO "OS ÚLTIMOS DIAS DE HENRIQUE VIII, CONSPIRAÇÕES, TRAIÇÕES E HERESIAS NA CORTE DO REI TIRANO, ROBERT HUTCHINSON, EDITORA CASA DAS LETRAS, CAPÍTULO 2, PÁGINAS 63/81, REBENTO DE DEUS.

Nenhum comentário: