quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Catarina a Grande Uma Princesa de um Pequeno Estado Alemão que se Tornou a Governante do Império Russo


                                                               Pedro III e Catarina


UMA PEQUENA PRINCESA DE UM MINÚSCULO PRINCIPADO ALEMÃO QUE SE TORNOU A GOVERNANTE DO IMPÉRIO RUSSO:

Sofia Augusta Frederica de Anhalt Zerbst era a princesa de um pequeno principado alemão, Anhalt-Zerbst, que se resumia a "uma cidadezinha a sudoeste de Berlim, com torres e muralhas medievais..." (página 31)

O principado de Anhalt Zerbst tinha somente 20 mil súditos. Era um entre vários outros estados componentes do Sacro Império Romano Germânico. 

Quem poderia imaginar que a princesa desse minúsculo estado alemão poderia se tornar a governante do Império Russo? E foi justamente isso que aconteceu. Sofia Augusta Frederica de Anhalt Zerbst iria se tornar a Imperatriz russa Catarina, a Grande.

A ESCOLHA:

Sofia foi escolhida para se casar com Pedro, que era o herdeiro do trono russo. Pedro ainda era neto de outro Pedro, o Grande. Pedro ainda era sobrinho de Isabel, que era a atual Imperatriz russa. E foi justamente Isabel (Elizabeth) que escolheu Sofia para se casar com o seu sobrinho. Isabel era uma solteirona, não tinha filhos, de forma que foi obrigada a fazer de seu sobrinho Pedro, filho de sua irmã Ana,  o herdeiro do trono russo. Mas isso não bastava para manter viva a dinastia Romanov de Isabel. Pedro precisar se casar e ter filhos. E a escolhida para se casar com Pedro foi Sofia.

A AMBIÇÃO:

Sofia era desde sempre ambiciosa. Mesmo adolescente, sabia exatamente o que queria. 

"Havia uma promessa à qual Catarina foi fiel durante toda a vida, um compromisso que jamais iria renegar, e que era a sua ambição. Ela não tinha ido casar com um rosto, fosse bonito ou feio, mas se casar com o herdeiro de um império." (página 95)

A INCUBÊNCIA DE SOFIA:

Incumbia à Sofia preservar a Dinastia Romanov, dando à luz um filho de Pedro. 

"...por baixo de títulos e dos diamantes, era apenas uma menina germânica trazida à Rússia com o único propósito de dar ao filho da casa um herdeiro." (página 101)

SOFIA TORNA-SE CATARINA (EKATERINA), A GRANDE:

Sofia se casou com Pedro em 1745. Era mais um arranjo político do que um casamento. E esse arranjo, cabia a Sofia dar um herdeiro para Pedro. Esse herdeiro veio, mas nunca se soube se era filho de Pedro ou de algum amante de Sofia. 

Com a morte da Imperatriz Isabel, Pedro, coroado como Pedro III, assumiu o trono russo. Mas seu reinado durou pouco. Um "coup d' état" o assassinou. Foi uma conspiração da qual Sofia tomou parte. E foi a própria Sofia que assumiu o trono russo. 

Sofia, que tinha adotado o nome de Catarina ao abandonar a religião luterana pela religião Ortodoxa,  passaria para a história como Catarina, a Grande. Uma princesa de uma pequeno estado alemão que se tornou a poderosa governante de um dos maiores impérios do mundo, o Império Russo. 

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DO LIVRO "CATARINA, A GRANDE, RETRATO DE UMA MULHER", DE ROBERT K. MASSIE, EDITORA ROCCO.



Nenhum comentário: