JOÃO RAMALHO CHEGOU AO BRASIL À BORDO DE UMA CARAVELA. OS ÍNDIOS, AO VÊ-LO CHEGAR SECO À TERRA, VINDO DO MAR, DERAM-LHE O NOME DE PIRATININGA:>> Pirá-Tininga -> Peixe Seco
NO INÍCIO VINHAM AO BRASIL EXILADOS, CRIMINOSOS E AMOTINADOS. O CRIMINOSO TINHA A OPÇÃO DE TROCAR UMA PRISÃO IMUNDA EM PORTUGAL POR UM LUGAR INÓSPITO COMO O BRASIL. NO BRASIL ELE ENCONTRARIA ÍNDIOS BELICOSOS E UMA FLORESTA TROPICAL CERRADA.
JOÃO RAMALHO TEVE UMA SORTE MELHOR. FUGIU OU FOI ABANDONADO POR UM NAVIO NO LITORAL DE SÃO VICENTE (ILHA NO LITORAL DO ATUAL ESTADO DE SÃO PAULO). JOÃO RAMALHO FOI RECEPCIONADO POR UMA TRIBO INDÍGENA DE NOME GAIANAZES, CUJOS MEMBROS ANDAVAM NUS E ERAM POUCO AMISTOSOS. DE ONDE ESTAVA, JOÃO RAMALHO PODIA AVISTAR A SERRA DO MAR, DENOMINADA PELOS INDÍGENAS DE PARANAPIACABA (lugar de onde se vê o mar). TRANSPOSTA A SERRA DO MAR, ENCONTRAVA O PLANALTO QUE SE ESTENDIA PARA O INTERIOR.
JOÃO RAMALHO,TIBIRIÇA E PLANALTO DE PIRATININGA
VENCIDA A SERRA DO MAR, JOÃO RAMALHO SE VÊ NO PLANALTO (QUE SERIA NOMEADO COM SEU NOME INDÍGENA), SENDO LEVADO AO ENCONTRO DO CHEFE INDÍGENA TIBIRIÇA.
TIBIRIÇA SIGNIFICA "o principal da terra". JOÃO RAMALHO PASSARIA O RESTO DE SUA VIDA NA ALDEIA DO CHEFE TIBIRIÇA, CASARIA E TERIA VÁRIOS FILHOS COM VÁRIAS MULHERES. JOÃO RAMALHO, UM HEREGE IRREMEDIÁVEL, EMULOU O ESTILO DE VIDA DOS INDÍGENAS, O QUE CAUSOU ESPANTO E OJERIZA POR PARTE DOS JESUÍTAS, MAS ELE ERA NECESSÁRIO PARA A ADMINISTRAÇÃO PORTUGUESA.
NOMES INICIAIS DAQUILO QUE VIRIA A SE TORNAR O BRASIL:
PINDORAMA
ILHA DO PARAÍSO
TERRA DE SANTA CRUZ
VERA CRUZ
TERRA DOS PAPAGAIOS
ÍNDIOS ENCONTRADOS PELOS PORTUGUESES:
ERAM ORIGINÁRIOS DE ONDAS MIGRATÓRIAS VIDAS DO ALASCA NO FINAL DO PRIMEIRO MILÊNIO:
TUPINAMBÁS
GUARANIS
TAPUIA
TUPINAMBÁS:
TUPINAMBÁS SIGNIFICA FILHOS DO PAI SUPREMO OU GERAÇÃO DO PROGENITOR). ENCONTRADOS NO SUL DA BACIA AMAZÔNICA E SEUS AFLUENTES DA MARGEM DIREITA, ALÉM DE TODA A COSTA ATLÂNTICA, DO FOZ DO RIO AMAZONAS À CANANEIA (ATUAL REGIÃO SUDESTE). NÃO SABIAM CONTAR, NÃO USAVAM LINGUAGEM ESCRITA. ERAM AGRICULTORES, ESTABELECIDOS EM ALDEIAS DE FORMA SEDENTÁRIA. USAVAM O FOGO, ASSAVAM USANDO UMA ESPÉCIE DE GRELHA, O MOQUÉM. TUPINAMBÁS SÃO UM RAMO DOS TUPIS, QUE TAMBÉM DERAM ORIGEM AOS CAETÉS, AOS POTIGUARES, AOS TIMBIRAS, AOS TUPINIQUINS.
GUARANI:
ENCONTRADOS A PARTIR DE CANANEIA, DESCENDO PARA O RIO DA PRATA, PENETRANDO NO INTERIOR, ACOMPANHANDO OS RIOS URUGUAI, PARAGUAI E PARANÁ.
TAPUIAS:
NA LÍNGUA TUPI, TAPUIA SIGNIFICA ESCRAVA, SERVO. ERA NÔMADES, VIVENDO DA CAÇA, DA COLETA E DA PESCA. VIVIAM DAQUILO QUE A TERRA FORNECIA, NÃO A CULTIVAVAM. NECESSITAVAM DE UM GRANDE ESPAÇO PARA OBTEREM SEU SUSTENTO POR MEIO DA SIMPLES COLETA. DORMIAM SOB AS ÁRVORES, NÃO VIVIAM EM MALOCAS. ERAM TEMIDOS POR SEREM GRANDES GUERREIROS, TANTO PELOS TUPINAMBÁS QUANTO PELOS PORTUGUESES. TAPUIAS ERAM, DENTRE OUTROS, OS AIMORÉS, OS GOITACAZES, OS CARIRIS.
GUERRAS ENTRE INDÍGENAS:
QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, OS TUPINAMBÁS TINHAM ACABADO DE EXPULSAR OS TUPINIQUINS DA BAÍA DA GUANABARA. TUPINAMBÁS E TUPINIQUINS, AO INVÉS DE FAZER CAUSA COMUM CONTRA OS PORTUGUESES E OS FRANCESES, SEUS VERDADEIROS INIMIGOS, USAVAM ELES COMO ALIADOS EM SUAS GUERRAS.
"OS ÍNDIOS GUERREAVAM O TEMPO TODO, NÃO APENAS PARA PROTEGER O SEU TERRITÓRIO, MAS COMO UM MODO DE VIDA." (página 41)
A GUERRA AJUDAVA A MANTER O AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO, ISTO É, EVITAVA A SUPERPOPULAÇÃO. O CONTROLE DA POPULAÇÃO ERA ALCANÇADO POR MEIO DAS GUERRAS.
ANTROPOFAGIA:
SOMENTE A CARNE DE PRISIONEIROS DE GUERRA ERAM CONSUMIDAS EM MEIO A RITUAIS. A PESSOA PRECISAVA MOSTRAR VALOR PARA SER DEVORADA.
"DEVORANDO OS INIMIGOS VALOROSOS, OS TUPINAMBÁS ACREDITAVAM QUE SE ALIMENTAVAM TAMBÉM DA SUA BRAVURA. PELA MESMA RAZÃO, NÃO COMIAM A CARNE DAQUELES QUE CONSIDERAVAM COVARDES, ASSIM COMO DE BICHOS DE QUE NÃO GOSTAVAM, COMO A PREGUIÇA, POR ACREDITAREM QUE FICARIAM LENTOS EM COMBATE."(página 50)
ELIMINAÇÃO DE CRIANÇAS QUE NASCIAM COM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA:
SE UMA CRIANÇA NASCESSE COM ALGUM PROBLEMA QUE FIZESSE DELA UM FARDO PARA O GRUPO AO QUAL PERTENCIA, ELA SERIA ELIMINADA, MORTA.NA CONCEPÇÃO DOS ÍNDIOS, A VIDA ERA PARA OS FORTES, PARA OS CAPAZES.
"NÃO CHORES, MEU FILHO, NÃO CHORES QUE A VIDA É LUTA RENHIDA, VIVER É LUTAR; A VIDA É COMBATE QUE OS FRACOS ABATE, QUE OS FORTES, OS BRAVOS, SÓ PODEM EXALTAR." - Canção do Tamoio, Gonçalves Dias. (página 51)
Anotações retiradas da leitura do Livro "A Conquista do Brasil, 1500 - 1600, de Thales Guaracy, Editora Planeta, páginas 29/51
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