terça-feira, 16 de abril de 2019

Plantations Cana-de-açúcar Colônia Francesa de Saint-Domingue, atual Haiti



"O Plantio de cana-de-açúcar era o comércio petrolífero do século XVIII e Saint-Domingue era a fronteira do velho oeste para o Antigo Regime, onde filhos de famílias nobres empobrecidas podiam fazer fortuna."
"Hoje, o mundo tem tal abundância de açúcar - é um gênero tão básico da dieta moderna, associada a tudo o que é ordinário e prejudicial à saúde - que é difícil acreditar que as coisas foram um dia exatamente o oposto. As Índias Ocidentais foram colonizadas em um mundo no qual o açúcar era visto como um artigo escasso, luxuoso e altamente salutar. Os médicos do século XVIII prescreviam pílulas de açúcar para quase tudo: problemas cardíacos, dor de cabeça, tuberculose, dores de parto, insanidade, velhice e cegueira."
"Colombo trouxe a cana-de-açúcar para Hispaniola, o primeiro povoamento europeu no Novo Mundo, sua sua segunda viagem, em 1493."
"Os espanhóis fundaram uma colônia no lado leste de Hispaniola e a batizaram de Santo Domingo; no fim, a colônia se estenderia para o leste por dois terços da ilha, correspondendo, grosso modo, à República Dominicana dos tempos modernos. (Os habitantes nativos chamavam a ilha inteira de outro nome: Hayti.)."
(Páginas 40/43)

Os espanhóis trouxeram a tecnologia dos engenhos de açúcar, a cana-de-açúcar e os escravos. A Espanha lançou as fundações dessa grande riqueza e perversidade nas Américas, depois rapidamente voltou sua atenção para  a exploração do ouro e da prata. A ilha ficou a definhar por quase dois séculos, até que os franceses começaram a aproveitar seu verdadeiro potencial.
Já em meados do século XVIII, a colônia de Saint-Domingue, situada no extremo ocidental de Hispaniola, onde hoje fica o Haiti, respondia por dois terços do comércio francês do além-mar. 

Obs.: Ilha de Hispaniola, que atualmente comporta dois países, o Haiti, na sua parte oeste, e a República Dominicana, na sua porção leste.



(Fonte: O CONDE NEGRO, Glória, Revolução, Traição e o verdadeiro Conde de Monte Cristo, Tom Reiss, Editora Objetiva)

Nenhum comentário: