segunda-feira, 15 de abril de 2019

Holanda, Sociedade Diluviana


Caráter Nacional Holandês: Redenção pela fé no enfrentamento da adversidade que a natureza peculiar de seu território lhe impunha. Território sujeito a inundações constantes, vindas do Oceano ou das tempestades. Ser holandês significava, sob orientação divina, transformar a catástrofe em fortuna, a lama em ouro e a água em terra seca. Triunfar sobre a adversidade fazia com que o holandês se visse tocado pela graça divina, sinal de que ele seria um povo eleito por Deus. A Calamidade, na forma das águas invadindo seu território ou na guerra contra os Espanhóis,  era entendida pelos holandeses como uma prova enviada por Deus para testá-los. Sendo obedientes às leis de Deus, os holandeses teriam a redenção na terra e a salvação no outro mundo. 
Os holandeses sofriam tanto com a invasão das águas, principalmente com as enchentes dos séculos XIV e XV, que seu país foi retratado como uma Terra Submersa, por Sebastian Munster, em sua Cosmographia Universalis, no ano de 1552.
E o emblema heráldico holandês mostra bem o trauma do país com a água: "Luctor et emergo" Luto para emergir. E a figura de um Leão a arrostar as ondas.

Mas as provações a que os holandeses eram submetidos não vinham apenas da peculiaridade de seu território.
A Holanda também sofria com a cobiça de outros países.
O Certo espanhol a Leiden, em 1574, foi uma prova disso. Mais uma vez vemos a  necessidade da provação, do sofrimento para que em seguida o povo holandês fosse merecedor da Recompensa Divina, na forma da expulsão dos espanhóis. Guilherme de Orange, maior autoridade holandesa naquela época, deliberadamente rompeu diques, provocando inundações sistemáticas para afastar os invasores espanhóis. 
Os religiosos holandeses pregavam dizendo que seu povo era predestinado, escolhido por Deus, pois tinha sobrevivido a um Dilúvio. Era uma analogia entre a constante luta do povo holandês para livrar seu território das inundações vindas do Oceano e das chuvas com o Dilúvio bíblico.
Deus teria dado um poder aos holandeses: o poder de criar nova terra, por meio de diques, moinhos de vento e trabalho árduo. 
Dessa forma, os holandeses se viam como os bíblicos filhos de Israel, munidos com uma nova aliança com Deus.
O Dilúvio bíblico representa o fim do Velho mundo e o nascimento de um novo mundo, sob um novo pacto de um povo eleito com Deus. O povo holandês se via como esse povo eleito, que graças a Deus tinha conseguido impor limites ao Oceano, tinha expulsado os espanhóis, sob a condição de levar uma vida cristã conforme os mandamentos divinos.


(Anotações retiradas da leitura do Livro O Desconforto da Riqueza, a Cultura Holandesa na Época de Ouro, de Simon Schama, Editora Companhia das Letras)




Nenhum comentário: