sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Reinos Desaparecidos Uma História de uma Europa Quase Esquecida Reino da Galícia Lodoméria



REINO DA GALÍCIA E LODOMÉRIA OU KRONLAND

CRIAÇÃO: 1773
EXTINÇÃO: 1918

KRONLAND: Terra da Coroa do Império. O Império era o Habsburgo, que compreendia ainda, dentre outros territórios, a Áustria, a Hungria, a Boêmia. A máxima, a divisa do Império Habsburgo dizia: 

VIRIBUS UNITIS (Força na União).

Composição populacional no século XVIII:

- Poloneses Católicos
- Rutenos Uniatas (falavam a língua ruski - ucraniano antigo)
A Igreja Católica Grega (Uniata) dava-se bem com o sentimento antirrusso dos Habsburgos, mas era mal vista pelos ortodoxos russos. A Igreja Uniata mantinha muito da liturgia bizantina, mas reconhecia a supremacia do Papa de Roma.
- Judeus

GALÍCIA OCIDENTAL: Região da Pequena Polônia. Englobava a parte superior do Vale do Vístula e a cadeia Montanhosa dos Cárpatos. Principal cidade: Cracóvia. Poloneses e judeus viviam lado a lado
.
Rio San serve de linha divisória entre essa duas Galícias. A cidade de Przemysl localiza-se exatamente nessa linha divisória. 
.
GALÍCIA ORIENTAL: Localizava-se além do Rio San. Principal cidade: Lvov (ou Lviv ou Lemberg). Nobres poloneses viviam em grandes propriedades. Os rutenos viviam como camponeses e os Judeus viviam isolados, em Shtelm.

O Reino da Galícia era pobre. Era o "Reino dos Nus e dos Famintos." O Império Habsburgo construiu uma linha férrea entre Viena e Lemberg (Lvov ou Lviv). Saindo de Viena, a capital do Império Habsburgo, o viajante rumava sentido nordeste, passando pela Morávia e pela Silésia Austríaca (Auschwitz), deixando o vale do rio Vístula e rumando para o rio San, atravessando-o e percorrendo a última parte da viagem até chegar a Lemberg.
Esse caminho era conhecido como "meio caminho para a Ásia." Dizia-se sobre quem embarcava nessa viagem: "quem não morrer de tédio, morrerá de fome."

HALICH: 

Cidade localizada ao sul de Lemberg (Lvov/Lviv) - Galícia Oriental. No Século XIII foi governada por Daniel Halitsky. Foi coroado pelo emissário do Papa Inocêncio IV.

Halich, assim como a Ucrânia oriental, passou pelas mãos de muitos senhores:

- no século X, era dominada pelos Rus de Kiev
- século XII, passou para o domínio da Hungria
- século XIII: governada por Daniel Halitsky e depois invadida pelos Mongóis
- século XIV: domínio da Polônia
- século XVIII: passa para o domínio do Império Habsburgo
- 1918: República Popular da Ucrânia Ocidental
- 1919/1939: Domínio da Polônia
- 1945/1991: Domínio da URSS
- 1991 até agora: Ucrânia Independente.

SERVIDÃO:

A Galícia era pobre, notadamente a sua parte oriental. Camponeses viviam na miséria. Em 1846, houve uma revolta. Nobres donos de terras foram chacinados. O fim do regime de servidão chegou em 1848.

Regime da Servidão:

Servo:
- segurança na posse de um lote de terra
- dependência do senhor da terra

Fim da servidão:
Quem era servo e deixou de sê-lo, viu-se independente mas sem a segurança que tinha no passado. Com o fim da servidão, o camponês se viu livre MAS sem ter para onde ir...se ficassem na terra onde tinham trabalhado, cairiam num contrato de arrendamento que os condenariam ao pagamento de uma dívida impagável. 


Fonte:
Anotações extraídas da Leitura do Livro "Reinos Desaparecidos, Uma História de uma Europa quase esquecida, de Norman Davies, Editora 70, página 515/559

Nenhum comentário: