terça-feira, 2 de junho de 2020

Queda do Império Romano do Ocidente não foi um Evento Inevitável



FIM DA UNIDADE POLÍTICA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE:

O Império Romano do Oriente (Constantinopla) se distanciava do combalido Império Romano do Ocidente (Roma, Trier, Ravena), tornando-se mais grego em sua cultura oficial; as leis agora eram em grego. 
No ocidente, há o fenômeno da Provincialização no final do século V. Essa provincialização foi consequência e causa da ruína do Império Romano do Ocidente.

COMO OS CONTEMPORÂNEOS VIAM O IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE NO SEU OCASO:

Agostinho (autor de Cidade de Deus) considerava o Império Romano em seu conjunto. Outros só conheciam partes dele, como Salviano, que só conhecia a Gália, mas levava em conta "as imagens morais do Império, porém apenas as do Ocidente" (página 148)

Sidônio: "...era definitivamente um Gaulês. Por essa época, as elites gaulesas raramente viajavam para a Itália; mesmo que Sidônio tenha sido o Prefeito de Roma, em 468, ele foi o primeiro gaulês a ocupar esse cargo desde pelo menos 414, e também foi o último."
(página 148)

O centro do poder romano estava distante de suas províncias, alienando-as. Isso levou ao Provincialismo. Se a pessoa não tinha esperança de ascender no centro do Império Romano, ela iria concentrar suas energias na província na qual vivia. Era melhor ascender ao poder em sua província, em sua área de origem, pois não havia chances de ascender em Roma. Havia uma preferência pelo local (província) em detrimento da hierarquia do Império. Os horizontes dos habitantes do Império se estreitavam, não indo além de sua Província. 

"Uma cultura política comum pode ter sobrevivido, porém em cada antiga região ou província romana; seus pontos de referência foram se tornando cada vez mais locais e seus direcionamentos logo iriam começar a divergir."
(página 148)

A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE NÃO FOI UM EVENTO INEVITÁVEL:

A queda do Império Romano do Ocidente poderia ter sido evitado. 

"A civilização romana não pereceu de morte natural. Foi assassinada." (André Piganiol - citado na página 153)

O Império Romano do Ocidente foi substituído por uma série de reinos independentes que não reivindicavam a autoridade imperial. Uma minoria dessas entidades políticas reproduziu as estruturas de governação romana. 

"Trabalhos recentes têm, de fato, representado os novos grupos étnicos em termos bem romanos."
(página 153)

Com o perecimento do Império Romano do Ocidente, houve uma simplificação econômica no ocidente. As construções ficaram menos ambiciosas. A produção artesanal ficou menos profissional. O comércio tornou-se local. 
Os Imperadores no século V, em sua maioria, eram fantoches sustentados por poderosos militares ( Estilicão, Aécio, Ricímero, Gundobaldo, Orestes, etc). A maioria deles não assumia o trono porque era composta por bárbaros étnicos (essa é uma das hipóteses). 
Outra hipótese para que esses poderosos militares não assumissem eles mesmos o trono imperial dizia respeito à sua genealogia, que não lhes davam legitimidade. 
De toda forma, era comum que bárbaros participassem da vida romana, principalmente no exército. Esses bárbaros buscavam se adequar ao mundo romano e mesmo após o colapso dele, buscavam se valer de suas estruturas para sustentarem seus próprios projetos de poder. 
Alguns líderes bárbaros, na esteira da ruína do Império Romano do Ocidente, como Odoacro e Teodorico, que governavam a Itália, tiveram sob seu governo várias etnias: romanos, godos, gépidas, hunos, rúgios, etc. 
Os bárbaros que assumiram as províncias ocidentais as renomearam:
- A Gália passou a ser Regnum Francorum
- A África passou a ser o Regnum Vandalorum

ETNOGÊNESE:

O elemento étnico é flexível. As pessoas dessa época acabavam se adaptando aos seus novos senhores e  a situações que lhe eram impostas.

"É esse o processo que foi chamado de etnogênese por Herwig Wolfram e sua escola: o reconhecimento de identidades étnicas são flexíveis, maleáveis, construções situacionais; o mesmo bárbaro, na Itália do século VI, podia ser rúgio, ostrogodo e até mesmo romano (mas isso somente a partir da reconquista romano-oriental). Tais povos teriam adquirido diferentes identidades sucessivamente (ou contemporaneamente), e essas teriam trazido diferentes modos de comportamento e lealdades, e até, eventualmente, diferentes memórias."
(página 157) 

"Como Walter Pohl propôs recentemente, o 'núcleo de tradições' que fazia alguém ostrogodo ou visigodo era, provavelmente, uma rede de crenças contraditórias e mutáveis; não parece ter havido um conjunto estável de tradições em cada grupo quando cruzaram a fronteira para prestar um serviço descontínuo no exército romano, até se tornarem um assentamento em uma província romana. Em 650, todo reino 'bárbaro' tinha suas próprias tradições, algumas delas remetendo a um passado secular; tradições essas que, sem dúvida, nessa época, eram elementos centrais dos mitos fundadores de muitos de seus habitantes."
(página 157)


MUDANÇA NA FORMA DE MANTER UM EXÉRCITO:

Com a queda do Império Romano do Ocidente, houve uma mudança na forma de se manter os exércitos. O exército pago sai de cena e entra o exército com terras.
O exército não seria mais mantido por meio de tributação. No passado, o Imperador Romano arrecadava tributos e por meio deles sustentava seu exército. A partir da queda do Império Romano do Ocidente, o sustento de um exército seria retirado da terra.

"...através de rendas derivadas da propriedade privada, o que era essencialmente produto desse desejo por terra que as elites conquistadoras demonstravam."
(página 161)

"Os maiores reinos pós-romanos ainda cobravam impostos no século VII. Mas se o exército tinha terras, o principal gasto do orçamento romano não existia mais."
(página 162)

Com o exército sendo sustentado pela terra, a administração nos reinos pós-romanos tornou-se menor e mais barata. 

"Os impostos ainda enriqueciam os reis e sua generosidade aumentava o poder de atração das cortes régias. Mas isso somente por volta de de 550. Essas taxas são sempre impopulares, e coletá-las demanda trabalho; se não forem essenciais, esse trabalho tende a ser negligenciado. Assim, não é surpreendente que existam crescentes sinais de que eles não eram assiduamente cobrados."
(página 162)

Na Gália no ano de 580, o imposto existente era na base de 1/3 do que existia na época do Império Romano. Na África vândala, a organização tributária tinha sido negligenciada.

"Os impostos, por assim dizer, não eram mais a base do Estado. Para os reis, assim como para os exércitos, a posse de terras era a maior fonte de riqueza dali em diante."
(página 162)

Nesse novo mundo, o exército tornava-se mais difícil de controlar. Quando os soldados recebiam um salário do rei, tornavam-se dependente dele. Agora não era mais assim, nesses reinos pós-romanos. 
Nesse novo mundo a quantidade de terras nas mãos do rei também diminuía, pois ele tinha que distribuí-las para comprar a lealdade de um exército. 

"Os Estados cuja base é a propriedade de terra correm o risco de se fragmentarem, de fato, pois seus territórios periféricos são difíceis de dominar totalmente e podem separar-se por completo."
(página 163)

Por outro lado, os Estados que arrecadavam tributos mantinham funcionários espalhados pelo reino. Esses funcionários eram assalariados e dessa forma dependentes do rei, atuando em nome dele em áreas que ficavam distantes da corte.

Resumo: Nos reinos pós-romanos houve uma transição da taxação para a distribuição de terra. Ao mesmo tempo, verificou-se uma retração econômica: havia menos trocas comerciais; produção artesanal menos profissional; 


ALGUMAS NOVIDADES TRAZIDAS PELOS 'BÁRBAROS PARA OS REINOS ROMANO-GERMÂNICOS:

- Consumo excessivo de carne
- Assembleias Públicas: Reunião de homens adultos e livres para decidir sobre política e guerra. Nessas Assembleias também eram discutidas propostas de lei disputas eram arbitradas. 
- Esses homens adultos e livres tinham obrigações militares

No decorrer do século V, chefes bárbaros adaptavam-se ao mundo romano. As elites romanas, por sua vez, também se adaptar à nova realidade.
Nas províncias romanas conquistadas pelos bárbaros, a elite bárbara assumia a condição de governante, imitando a forma como os aristocratas romanos agiam durante a expansão romana. A elite bárbara deitou a mão em grandes propriedades de terras. 

A ELITE BÁRBARA:

As elites dos reinos pós-bárbaros não eram tão ricas quanto as elites romanas. A elite do Império Romano valia-se da unidade proporcionada por um Império, que possibilitava ter terras em locais distantes.

"...a complexidade econômica dependia da unidade imperial."
(página 164)

Houve também uma mudança na aristocracia. Na época do Império Romano, a aristocracia era composta, em sua maioria, por civis. Com a entrada das elites bárbaras, a aristocracia passou a ser mais militarizada.
E fora da carreira militar, havia a Igreja, cuja riqueza atraia os aristocratas.

"Ser um bispo era, algumas vezes, uma opção de aposentadoria..."
(página 166)

POR QUE O IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE DESAPARECEU ENQUANTO O IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE PERMANECEU?

As fronteiras do Império Romano do Ocidente eram mais visadas e expunham mais seu centro de poder. Se as fronteiras no norte da Gália, no Danúbio fossem rompidas, o centro de poder estaria exposto. Por outro lado, no Império Romano do Oriente, ataques nos Bálcãs não chegavam em Constantinopla, deixando o resto do Império em paz.

➤ Outros motivos:

Povos Bárbaros Federalizados:

Os romanos do Império Romano do Ocidente geralmente aceitavam que grupos bárbaros entrassem em seu território, na condição de Federados. Num primeiro momento essa política funcionou, como no caso dos Visigodos que se instalaram na Gália (Toulouse - futuro Reino de Tolosa, atual França). Mas o plano de receber bárbaros como Federados desandou com o passar do tempo. Federados tornavam-se inimigos. Territórios cedidos aos bárbaros deixavam de arrecadar tributos que deveriam ser canalizados para o exército romano. 

Perda das Províncias africanas:

Outro duro golpe para o Império Romano do Ocidente foi a perda da África do norte (atuais Argélia, Tunísia) para os vândalos, em 439 (século V). As províncias do norte da África eram o celeiro do Império Romano do Ocidente, fonte de exportação de cereais. A perda dessa província empobreceu ainda mais o Império Romano do Ocidente, de forma que agora havia menos dinheiro para manter o exército romano.

Provincialização da Política:

Elites locais romanas agora não olhavam mais para o centro de poder do Império. Buscavam ascender em sua província, deixando de lado a ambição por ascender no centro de poder do Império. Os horizontes das elites provinciais tinham se estreitado. Para essa elite, o mundo agora era a sua província, não mais o Império. Com o tempo, essas mesmas elites passaram a lidar com as elites bárbaras assentadas em suas províncias, deixando de lado o relacionamento com as elites romanas. A realidade era que o equilíbrio do poder tinha mudado.

Enquanto isso, o Império Romano do Oriente, com seu centro de poder em Constantinopla, sobreviveu e ainda experimentou alguns momentos de bom desenvolvimento durante o século VI e início do século VII. A coisa degringolou no Império Romano do Oriente a partir de 618, quando seus territórios ricos em alimentos, no Egito e no Levante, foram perdidos, primeiro para a Pérsia, depois para a expansão do Islã. 

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO "O LEGADO DE ROMA, ILUMINANDO A IDADE DAS TREVAS, 400-1000, CHRIS WICKHAM, EDITORA UNICAMP, IMPRENSA OFICIAL, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, capítulo 3, Crise e Continuidade, 400-550.



Nenhum comentário: