domingo, 24 de outubro de 2021

IMPÉRIO OTOMANO COMO SUCESSOR DO IMPÉRIO ROMANO CHRIS WICKHAM



É CERTO DIZER QUE O IMPÉRIO ROMANO DUROU ATE À PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, QUANDO O ESTADO OTOMANO COLAPSOU?

Sim, da leitura do presente livro é possível dizer que, em certo sentido, o Império Romano durou até o colapso o Império Otomano, em 1918, no final da Primeira Guerra Mundial.

Por que o autor afirma isso?

A afirmação se baseia no fato de que o Império Otomano utilizou algumas das estruturas fiscais e administrativas básicas do passado romano/bizantino na construção do seu próprio Estado. A própria capital do Império Otomano, Istambul, foi erigida sobre a antiga capital do Império Romano do Oriente (Império Bizantino), Constantinopla. 

O que colapsou, portanto, no século V, foi o Império Romano do Ocidente. O Império Romano do Oriente, com base na sua capital em Constantinopla, iria durar ainda quase mil anos, sob o nome de Império Bizantino, ",,,embora os seus habitantes se chamassem a si próprios romanos até ao seu fim.." (página 53)

"Por que razão caiu o Império Romano? A resposta curta é dizer que não caiu. Metade do império, a sua metade oriental (os atuais Bálcãs, Turquia, Levante, Egito), governada a partir de Constantinopla, continuou a existir sem problemas durante o período de desagregação imperial e da conquista por forasteiros da metade ocidental (correspondente ao atual território da França, Espanha, Itália, norte da África e Bretanha), ocorrida no século V." (página 53)

O autor justifica a ideia de que o Império Romano sobreviveu até o século XX dizendo que não pretende "evocar a imagem de um passado que nunca muda. Existem sempre elementos do passado no presente, mas tal não significa que não tenha havido grandes mudanças." (página 53)

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO "EUROPA MEDIEVAL", CHRIS WICKHAM, EDITORA EDIÇÕES 70

Nenhum comentário: