sábado, 24 de novembro de 2018

Reinos Desaparecidos da Europa - Burgúndia - 1º Reino Burgúndio - Worms



Da mesma forma como as pessoas, Reinos  nascem, desenvolvem-se e morrem. Houve um povo de bárbaros cujo nome deu origem a vários nomes de Reinos e de Topônimos na Europa. Estamos falando de um povo germânico originário de uma ilha localizada no Báltico, que hoje pertence à Dinamarca. Trata-se da ilha de Bornholm. 



O povo referido é o Burgúndio, que deu origem ao nome Borgonha.
Os Burgúndios deslocavam-se muito. Assim como outras tribos bárbaras, iam em busca de terras que lhes proporcionassem meios de sobrevivência. Ali ficavam até que aquela terra não fosse mais capaz de lhes proporcionar sustento.
Os Burgúndios saíram da ilha de Bornholm e buscaram refúgio na região do Baixo Vístula no século I DC. Depois encaminharam-se para Oeste, passando pelos Rios Oder, Elba e Main. 
No século V DC, aproveitando-se da irrupção bárbara pelo Império Romano, atravessaram o Rio Reno e, na atual Worms, criaram um Reino, que viria a ser o primeiro Reino Burgúndio, sob a chefia do líder guerreiro GONDICÁRIO
A vida desse reino seria curta, pois os Romanos, sob a liderança do General Flávio Aécio, empreenderam lutas incessantes até que o Primeiro Reino Burgúndio fosse destruído.

Fonte:
(Reinos Desaparecidos, Norman Davies, Edições 70, páginas 119/188)

Nenhum comentário: