domingo, 11 de agosto de 2024

Atenas Antiga Ostracismo



O CAMINHO PARA CHEGAR A ATENAS:

O viajante começaria por Termópilas, sítio de uma das batalhas mais famosas das Guerras Pérsicas. Ali estão sepultados Leônidas e seus 300 heróis espartanos. Descendo para o sul, o viajante chega no Monte Parnaso, onde vive o deus Apolo, que fala por meio de suas profetisas de Delfos, dentre elas, a Pitonisa. O oráculo de Delfos não revela nem oculta a verdade. Indica a forma de descobri-la. Isso criava confusões, como por exemplo, um fato envolvendo o rei da Lídia, Creso. Creso perguntou para o oráculo se devia atacar os persas. O oráculo respondeu que o fizesse, pois isso iria causar a queda de um grande império. Creso achou que se tratava do Império Persa. Mas o império que caiu foi o dele. 

Máximas Délficas:

Conhece-te a ti mesmo

Nada em excesso

POLÍTICA ATENIENSE:

Os atenienses são jônios, um grupo de gregos descendentes do rei Íon. Os jônios afirmavam ser mais cosmopolitas e inteligentes do que os dórios, dos quais os espartanos são o principal exemplo. 

Os atenienses adoravam discutir política. Política, palavra formada por Pólis e ética. Pólis era a cidade na qual os atenienses viviam. Ética, por sua vez, era o modo de ser, o modo de se comportar. Política, portanto, então era o modo de se discutir e decidir sobre algum assunto atinente à cidade (usar o dinheiro da cidade para construir navios ou para construir uma ponte, etc)

Em Atenas, a opinião pública/política encontrava-se, em linhas gerais, dividida entre democratas e oligarcas. Os oligarcas eram aqueles que lutavam pelos privilégios dos ricos e dos aristocratas. Os democratas são aqueles que lutavam pelas pessoas comuns. 

OSTRACISMO:

Atenas tinha uma instituição política única, chamada de Ostracismo. Os atenienses se reuniam todos os anos para deliberar se algum membro da governação estava ficando arrogante ao ponto de constituir uma ameaça à democracia. Uma votação era realizada para decidir se aquela pessoa deveria ou não ser expulsa da cidade. No dia marcado, entregavam seus votos numa peça de cerâmica (ostraka) e o "vencedor" dessa eleição invertida era convidado a ficar 10 anos fora da cidade. 

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DO LIVRO "ATENAS ANTIGA, POR CINCO DRACMAS POR DIA", PHILIP MATYSZAK, EDITORA BIZÂNCIO.

Nenhum comentário: