terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Depressão Visão Realista do Mundo Pensamentos Depressivos Ilusões Positivas Saúde Mental




Pessoas deprimidas possuem uma capacidade mais acurada para analisar a realidade? 

É a depressão que possibilita uma visão mais realista da vida ou é uma visão mais realista que faz com que a pessoa passe a ter pensamentos depressivos?

O que vem primeiro? A visão realista do mundo ou a depressão?

O excesso de realismo faz mal à saúde mental? E, por outro lado, são as ilusões positivas que trazem bem estar para a pessoa, resultando numa boa saúde mental?

É a depressão que possibilida uma  apreciação objetiva do mundo que nos cerca ou é essa mesma apreciação objetiva do mundo, divorciada de qualquer ilusão, que faz com que a pessoa tenha pensamentos negativos?

Nunca tive ilusões. Acredito que, na maioria das vezes, sempre me conduzi comandando por pensamentos realistas.

A morte de minha mãe foi a pá de cal em qualquer ilusão positiva que pudesse me alcançar. Ver a doença de minha mãe. Vê-la morrer nos meus braços. Vê-la num caixão. Sim, aquela pessoa ali foi a sua mãe. O rosto. As mãos dela sobre o peito. Mas tudo inerte. As palavras dela, o olhar dela, o toque dela, tudo somente existindo nas minhas lembranças, vendo-a ali. Das 9:00 da manhã de uma quinta-feira, dia 21 de dezembro de 2023, até às 16:30, você ao lado daquele corpo, sua mãe, que não interagia mais contigo. Uma verdadeira tortura. 

Seria a minha depressão (eu já seria, portanto, uma pessoa clinicamente doente, depressiva) que fazia encarar tudo aquilo da forma como acima foi descrito, ou eram meus pensamentos divorciados de qualquer consolo espiritual ("essa vida é só uma passagem"; "Deus tem seus planos"; "ela está olhando por você e Deus lhe dará forças para superar tudo isso", etc) que me faziam sentir ter aqueles pensamentos ruins?

Nenhum comentário: