terça-feira, 21 de setembro de 2021

Idade Média Séculos XI XII Desagregação do Poder Político



CARACTERÍSTICA GERAL DA IDADE MÉDIA NOS SÉCULOS XI E XII:

"Os poderes políticos tornaram-se mais locais e mais cuidadosamente delimitados." (página 187)

Os poderes políticos (de maior escala) centralizados no Império Romano do Ocidente e do Império Carolíngio deram lugar, nos séculos XI e XII, a uma estrutura celular de poder, representada por senhores locais (entidades políticas baseadas nos senhorios, de escala mais reduzida e personalizada).

Além de ser uma entidade política mais reduzida, ela dependia de relações pessoais. Eras as relações pessoais entre seu senhor e seu vassalo. 

"Estamos, pois, perante uma estrutura política dependente de relações pessoais." (página 160)

Nessa época, só havia dois estados europeus com sistemas políticos de maior escala: O Império Bizantino, no sudeste europeu e, no sudoeste europeu, o estado Al Andalus. 

Havia ainda a Inglaterra e o Reino de Castela, nos quais o rei sempre conseguiu manter em suas mãos uma quantidade considerável de poder. Na Inglaterra, por exemplo, os senhores locais, em seus castelos, não tinham poder suficiente que os habilitasse a prescindir do poder real, pois ele era de tal ordem que, brigar com ele seria uma opção perdedora. Assim, o estado inglês organizava-se em torno de seu rei. 

DESAGREGAÇÃO DOS PODERES POLÍTICOS NOS SÉCULOS XI E XII:

A desagregação do poder político foi um efeito, cuja causa residia nas políticas fundiárias num mundo no qual o Estado não era separadamente sustentado por uma política tributária. 

FRANÇA, EXEMPLO DE DESAGREGAÇÃO DO PODER POLÍTICO:

Na França dos séculos XI e XII o poder era descentralizado. O rei francês dominava um território que abrangia Paris, estendendo-se então 120 km até Orleães, no rio Loire. O resto do território era dividido entre vários senhores (duques, condes).

Nos séculos XI e XII o rei francês não era visto como a figura de mais destaque em seu próprio reino. 

O RETORNO DA CONCENTRAÇÃO DO PODER NAS MÃOS DO MONARCA:

A descentralização do poder visto nos séculos XI e XII seria revertida nos séculos seguintes, com uma reconstrução de reinos poderosos.

"Porém, quando este poder foi reconstruído por esses governantes, e outros, baseou-se nesta estrutura celular de poderes de fato e não - ou em apenas pequena escala - nas práticas e ideologias reais do passado. O mundo público que os Carolíngios e Otonianos herdaram do Império Romano tinha desaparecido por quase toda a Europa e foi necessário reconstruí-lo em outros moldes." (página 183)

Governantes mencionados acima:

Filipe II da França (1200-1210 século XIII)

Rogério II da Sicília ( 1120 1140)

Henrique II da Inglaterra

Frederico Barba Ruiva na Alemanha, com menos sucesso

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO "EUROPA MEDIEVAL", DE Chris Wickham, Editora Edições 70

https://www.almedina.com.br/produto/europa-medieval-8094

Nenhum comentário: