domingo, 5 de agosto de 2018

São Petersburgo, a Veneza do Norte


São Petersburgo, a cidade construída sobre ossos.
Estimativas variam: no início do Século XVIII, entre 30 mil a 100 mil pessoas morreram construindo a futura capital do Império Russo.
De início, a ideia era somente construir fortificações para proteger a foz do Rio Neva, no Mar Báltico. 
Mas Pedro, o Grande, governante autocrata da Rússia, queria mais.
Quis construir ali uma grande cidade.
Neva, em finlandês, significa Pântano.
Mas nada é impossível para um governante autocrata, dono dos corpos de seus súditos, senhor da vida e da morte deles.
Pedro emitiu decretos todo ano, convocando carpinteiros, pedreiros e, acima de tudo, trabalhadores rurais crus e sem habilidade específica para trabalhar na construção de São Petersburgo.
"Corrente de infelizes fluiu para São Petersburgo", uma região inóspita da então Rússia czarista. 
Trabalhadores de toda a Rússia recebiam uma quantia para viajar e outra para subsistência pelo período de seis meses. Se sobrevivessem, tinham permissão para voltar para casa.
Oficiais e Nobres de toda a Rússia eram incumbidos de recrutar trabalhadores em suas áreas - era uma forma de pagamento de impostos na forma de envio de trabalhadores para São Petersburgo.
Trabalhadores viviam em cabanas toscas, sujas, superlotadas, construídas sobre um terreno pantanoso. Doenças grassavam e ceifavam milhares de vidas. 
A Força de um Autocrata:
Num dado momento, Pedro, o Grande, Czar da Rússia, um autocrata, soube que a construção de São Petersburgo estava atrasada pela falta de pedreiros. Imediatamente, Pedro ordenou que a construção de casas de pedra fora de São Petersburgo acarretaria ao seu responsável as penas de exílio e perda de bens. Naturalmente que todos os pedreiros da Rússia, ao se darem conta dessa determinação de seu Czar, tiveram que ir para São Petersburgo, caso contrário não encontrariam serviço.
(páginas 428/429)
Fonte:
PEDRO, O GRANDE: SUA VIDA E SEU MUNDO – 1ª EDIÇÃO - IMPRESSO, AMARILYS, rOBERT k. mASSIE.
https://www.manole.com.br/pedro-o-grande/p


Nenhum comentário: