quarta-feira, 13 de abril de 2022

A Morte de Hitler Teorias da Conspiração Hitler teria fugido do bunker?




A VERDADE:

Hitler fugiu para a Argentina ou cometeu suicídio? 
Vamos aos fatos:
Nas últimas semanas de abril de 1945, Hitler rejeitou todas as propostas para fugir e se esconder dos aliados. Testemunhas que estavam com Hitler, no Bunker da Chancelaria, relataram que ele dizia estar tudo perdido. 

"A 22 de abril de 1945, dois dias após o seu 56º aniversário, disse aos seus generais e à sua equipe que se suicidaria com um tiro..." (página 196)

Albert Speer, no dia 24 de abril, ficou sabendo, pela boca de Hitler, que Eva Braun queria compartilhar do mesmo destino de seu companheiro, suicidando-se. 
Como planejado, no dia 30 de abril de 1945, Hitler, acompanhado por Eva Braun, trancou-se no seu escritório, no bunker da Chancelaria, em Berlim. Posteriormente, testemunhas que entraram no escritório de Hitler encontraram-no no sofá, a escorrer sangue de um buraco na têmpora direita, a pistola caída no chão ao seu lado. O corpo de Eva Braun estava ao lado do corpo de Hitler. O corpo de Eva Braun exalava um forte odor, indicativo que tinha se envenenado. 
Os corpos de Hitler e de Eva foram então enrolados em cobertores, embebidos em combustível e queimados no jardim da Chancelaria do Reich. Após isso, os corpos carbonizados de Hitler e Eva foram enterrados no mesmo local.
Com o fim da guerra, soldados soviéticos desenterram os corpos de Hitler e Eva. Pouco restou de Hitler e Eva. Os soldados soviéticos conseguiram pagar próteses dentárias e uma parte de um maxilar. De posse deles, os soviéticos procuraram o técnico que trabalhava para o dentista de Hitler, que confirmou que os restos mortais encontrados no jardim da Chancelaria do Reich pertenciam a Hitler e a Eva Braun (página 197)

"Os restos mortais de Adolf Hitler, como Ian Kershaw conclui na sua monumental biografia do líder nazi, 'cabiam, ao que parece, numa caixa de charuto'." (página 197)

A conclusão de que Hitler não fugiu e que se matou no Bunker é baseada em várias investigações, feitas pelos britânicos, pelos soviéticos e por um Tribunal alemão de Berchtesgaden, que em 1956, após uma exaustiva investigação, concluiu pela morte de Hitler, emitindo então sua certidão de óbito.

AS TEORIAS CONSPIRATÓRIAS:

Quem preparou o terreno para o surgimento das teorias conspiratórias, sobre a morte ou não de Hitler, foi o ditador comunista Stalin. Por que Stalin agiu dessa forma? Para Stalin era importante que as pessoas achassem que Hitler ainda estava vivo, de forma a justificar sua política de ser o mais duro possível com os alemães, de forma a erradicar o nazismo de uma vez por todas, e de colocar os alemães de joelhos. 
Stalin ainda tinha outro objetivo. Ele queria rechaçar a versão de que Hitler teria lutado até fim contra o bolchevismo, sendo morto em combate. Essa narrativa tinha sido divulgada na noite do dia 1 de maio de 1945: "Às 22h26 do dia 1 de maio de 1945, a morte de Hitler foi oficialmente anunciada na rádio alemã. O almirante Donitz, apontado para lhe suceder no cargo, disse à Wehrmacht que o Fuhrer fora morto 'na luta contra o bolchevismo, até ao seu último fôlego'". (página 191)

Stalin então queria que Hitler fosse visto como um covarde, um fujão. Para conseguir seu objetivo, Stalin colocou em segredo um relatório de mais de 400 páginas, concluído em 1949, que concluía que Hitler tinha se suicidado no Bunker da Chancelaria do Reich. Esse relatório só viria à luz com a queda da União Soviética (1989/1991). Para Stalin, a mitologia de que Hitler ainda estaria vivo ajudaria seu plano de manter o controle sobre a Europa a leste da Cortina de Ferro. Até a presença anglo-americana e de tropas francesas em território alemão, após o fim da guerra, ajudava a fomentar a mitologia de que Hitler estaria vivo. Seria o medo de que Hitler, emulando Napoleão Bonaparte, voltasse à Alemanha para recomeçar a guerra.
Logo após a guerra, revistas sensacionalistas americanas e inglesas contavam histórias de que Hitler estaria vivo. Eram histórias que não se escoravam em documentos ou depoimentos de testemunhas reais, mas ajudavam na venda das revistas.
Muito foi dito e escrito na época sobre o destino de Hitler: ele estaria numa ilha no Báltico; ele teria sido visto em Dublin, vestido de mulher; teria até sido visto como mendigo nas ruas da Albânia. Mas a história mais contada era a de que Hitler teria fugido para a Argentina
Contribuíram para as narrativas de que Hitler tinha fugido para a Argentina, o fato de alguns nazistas terem de fato fugido para aquele país, como por exemplo, Adolf Eichmann. 


SÉCULO XXI E O RESSURGIMENTO DAS TEORIAS CONSPIRATÓRIAS SOBRE O DESTINO FINAL DE HITLER:

O século XXI viu o renascimento das teorias conspiratórias sobre o destino final de Hitler. Livros, filmes e até documentários foram lançados. Como toda teoria conspiratória, elas buscam desqualificar estudos feitos por acadêmicos profissionais que são rejeitados simplesmente pelo fato de serem acadêmicos profissionais. 
Defensores de teorias conspiratórias seguem um script definido:

a) Só eles conhecem a verdade. Eles lutariam contra grupos de pessoas malévolas e ricas que manipulam nos bastidores.
b) Só eles levantam o véu do conhecimento oficial.
c) Avalanche de frases do tipo: 'Poderia ter havido'; É possível que Hitler tenha vindo por aqui'; 'Se havia de fato um bunker'.
d) Por que não contam a verdade?
e) Veem-se como perseguidos.
f) Usam de especulações, suposições, insinuações, sugestões e simplesmente invenções.
g) Procuram sistematicamente desacreditar o saber produzido nas Universidades.
h) Procuram desacreditar a ciência, buscando promover um conhecimento alternativo de natureza diversa.

O livro de Richard E. Evans comenta esses novos livros, filmes e documentários, de forma exaustiva, mostrando as suas falhas, rebatendo todas essas teorias conspiratórias. Chega a ser cansativo ler o autor rebatendo os vários absurdos criados em torno do destino final de Hitler. Há de tudo. Apenas alguns exemplos: 

a) Hitler teria fugido para a Argentina. 
b) Hitler teria fugido para uma ilha do Báltico. Hitler teria fugido para o Estado do Mato Grosso, no Brasil. Hitler então teria se estabelecido na cidade de de Nossa Senhora do Livramento, perto de Cuiabá, onde, munido de um mapa dado por aliados do Vaticano, se lançou na busca de um tesouro escondido. 
c) Haveria um sósia de Hitler no Bunker, que se passava por ele, enquanto o Hitler original fugia de Berlim. 

Apesar de cansativo, o trabalho do autor é necessário nesses tempos de pós-verdade, de fake news. É necessário, nesse mundo no qual há gente disposta a acreditar em qualquer absurdo, como por exemplo, que a Terra é plana.

ANOTAÇÕES EXTRAÍDAS DA LEITURA DO LIVRO "AS CONSPIRAÇÕES EM TORNO DE HITLER, O TERCEIRO REICH E A IMAGINAÇÃO PARANÓICA", RICHARD E. EVANS, EDITORA EDIÇÕES 70.

Nenhum comentário: