domingo, 16 de setembro de 2018

Coleção Vidas Extraordinárias. Ivan, O Terrível. Capítulo 2


Anotações extraídas da leitura do Capítulo 2

Uma Criança no Trono

Com a morte de Vasíli III em dezembro de 1533, em teoria, todo o poder estava concentrado nas mãos de uma criança ruiva que contava com 3 anos de idade. Essa criança, quando completasse a maioridade, tornar-se-ia IVAN IV, e ficaria conhecido como Ivan, O Terrível (Grozni).
Nessa época, o Principado de Moscóvia, embrião da atual Rússia, contava com oito milhões de habitantes, compreendendo um território que ia do Oceano Ártico a norte até as estepes meridionais, onde fazia fronteira com os Canatos habitados pelos tártaros, estes sendo remanescentes do grande conquistador Gengis Khan do século XIII.
A Oeste o Principado de Moscóvia fazia fronteira com o Grão-Ducado da Lituânia. E a Leste havia a fronteira com um outro Canato, o de Kazan.
A vida de Ivan IV no Kremlin, centro do Poder Russo, não seria fácil.
O maior perigo para um monarca russo residia em sua própria família, pois era nela que residia aqueles que poderiam sucedê-lo se algo de ruim lhe ocorresse.
Ivan IV tinha dois tios vivos, Andrei de Staritsa e Iuri de Dmitrov. Se algo viesse a ocorrer a Ivan IV, um de seus tios poderia assumir a coroa russa.
Sendo uma criança, Ivan IV reinava, mas sob a regência de sua mãe, Elena. 
Nessa época, o homem mais poderoso da Rússia era Mikhail Glinski. Era o governante de fato da Rússia.
Na Rússia de então, as intrigas palacianas, as conspirações, as traições, a inveja, a cobiça, a sede por poder eram intermináveis. Inocentes poderiam se ver acusados de estarem tramando golpes. 
Foi o que aconteceu com o Príncipe Iuri de Dmitrov, que se viu acusado de tramar contra seu sobrinho Ivan IV. Foi preso por isso e morreu na prisão.
A vida na corte russa era um perpétuo perigo.
O acusador e algoz de hoje poderia ser o acusado e a vítima de amanhã. Ninguém estava seguro.
Nesse sentido, o próprio homem poderoso daquela época, como acima referido, Mikhail Glinski, caiu em desgraça ao confrontar sua sobrinha, Elena, regente e mãe de Ivan IV, pelo fato desta ter uma amante.
Por confrontar sua sobrinha, Mikhail, outrora poderoso, foi preso e morreu na prisão.
O novo poderoso da vez era o amante de Elena, o príncipe Oblanski.
A próxima vítima foi um outro tio de Ivan IV, Andrei de Staritsa, igualmente acusado de conspirar contra seu sobrinho. Também seria preso e morreria na prisão.
Parecia que a Regência de Elena, com a proteção de seu amante, o Príncipe Oblanski, estava segura. Bastaria esperar o tempo passar até que Ivan IV atingisse a Maioridade e assumisse ele mesmo o poder total na Moscóvia.
Mas não era assim que as coisas aconteciam no Kremlin. A disputa pelo poder era interminável.
Em 3 de abril de 1538, Elena falece. Ela era ainda jovem e contava com boa saúde, de forma que houve a desconfiança de que tratou-se de um envenenamento.
Com a morte de Elena, seu amante, Oblanski, que tinha muitos inimigos, caiu em desgraça e foi mandado para a prisão.
O poder agora estava nas mãos do Príncipe Vasíli Chuski, que era membro do Conselho dos Boiardos, esfera de poder que servia como aconselhamento para os governantes russos. 
A família Chuski descendia de Grãos-Príncipes governantes de Nijni Novgorodo e Suzdal, que foram derrotados, no início do século XV, pelo grão-príncipe de Moscóvia.
A família Chuski nunca se conformou com a perda de status, de forma que sonhava em tomar o poder em Moscóvia. 
Príncipe Vasíli Chuski morre e assume o poder (função de Regente) seu irmão Ivan Chuski.
Com as mortes de uns, as prisões de outros, a ascensão ao poder de outros, a queda de outros, o jogo pelo poder russo é interminável. A disputa pelo poder não cessava, o ódio, a inveja, a cobiça não cessavam. 
O entra e sai de Regentes continuava: Sai Ivan Chuski, entra o Príncipe Ivan Belski. Ivan Chuski ainda voltaria depois.
No meio de tudo isso, vivia a criança que no futuro tornar-se-ia Ivan IV, o Terrível.
Vendo todas essas intrigas, golpes, mortes, prisões, contragolpes, estava uma criança, Ivan, o futuro Ivan IV, o Terrível, que desde cedo compreendeu tudo e levaria para a sua vida adulta esse aprendizado de como era perigosa a vida na Rússia, de como o Poder, por maior que fosse, podia escapar das mãos de quem o detinha. 
Esse mundo não comportava gente boazinha.


Fonte: Coleção Vidas Extraordinárias. Ivan, O Terrível. Autores: Nikita Romanoff e Robert Payne. 
Editora Nova Fronteira, páginas 22/40.


Nenhum comentário: